Clipping – AgoraVale – Retomada na intenção de compra de imóveis volta a crescer

A intenção de compra de imóveis no país retomou ao nível pré-pandemia. É o que aponta uma pesquisa da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Em agosto, 40% dos consumidores afirmaram que pretendem fazer a aquisição de uma unidade.

Esse índice está próximo do patamar de fevereiro, quando 43% dos consumidores disseram ter intenção de comprar um imóvel. O indicador chegou a cair para 20% em abril, por conta dos reflexos da pandemia.

Em agosto, dos 40% que sinalizaram a intenção de compra, 13% já estão visitando imóveis e 27% apontaram que estão em fase de pesquisa. “Isso representa concretamente uma recuperação do ânimo das famílias brasileiras”, afirmou Fábio Araújo, diretor da Brain Inteligência Estratégica, durante a apresentação dos resultados.

O levantamento da CBIC é feito mensalmente por amostragem. Foram entrevistadas 689 pessoas nas cinco regiões do Brasil. Os resultados são apresentados em lives nos canais da CBIC e da Brain, empresa responsável pelas sondagens.

Além da retomada na intenção de compra, outros indicadores apontam que o setor mostrou resistência na pandemia. Segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), os financiamentos superaram R$ 54 bilhões no primeiro semestre deste ano. Uma alta de 34% em relação ao mesmo período de 2019.

Para os especialistas, um dos motivos para esse volume é a redução da taxa básica de juros. A Selic está em 2% ao ano, o menor patamar já registrado na história. Como ela é a referência para o restante da economia, também há impacto no crédito imobiliário.

Desse modo, mesmo com a pandemia, as vendas de imóveis ficaram estáveis nos primeiros seis meses de 2020. Segundo a CBIC, foram comercializadas 71.109 unidades de janeiro a junho em todo país. Esse número ficou apenas 2,2% abaixo do registrado no primeiro semestre de 2019, quando foram vendidas 72.710. unidades.

Fonte: AgoraVale

Deixe um comentário