180 anos do Registro de Imóveis no Brasil


No último sábado (21), ocorreu a solenidade do aniversário de 180 anos do Registro de Imóveis no Brasil, que marca a  promulgação do Registro Geral de Hipotecas, um feito histórico, considerado a primeira regulamentação no país sobre o registro de propriedades. Desde aquela época até os dias atuais, o Registro de Imóveis passou por muitas mudanças e inovações, com papel de defender a propriedade, contribuir para o desenvolvimento econômico do país e reduzir as disparidades sociais. 

“Tivemos agora um marco histórico. A primeira solenidade que a deputada Luísa Canziani proporcionou em comemoração aos 180 anos do Registro de Imóveis no Brasil. Um prestígio para classe dos registradores de imóveis que trabalham com excelência. Além de sermos homenageados, isso traz a proximidade do legislativo e mostra que somos eficientes e eficazes para garantir a segurança jurídica. Estamos à disposição para unir forças e ajudar neste feito que é proporcionar a propriedade imobiliária a todo o Brasil”, declara a registradora Fernanda Ferrarini Gomes da Costa.

As celebrações do aniversário do Registro de Imóveis espalharam-se pelo Brasil. O Rio Grande do Sul teve ampla participação nas comemorações, com representantes gaúchos na solenidade do Registro de Imóveis, que aconteceu em Brasília. Nesse contexto, o IRIRGS ressalta a importância do Registro de Imóveis na vida e no cotidiano de todos os cidadãos brasileiros, e agradece aos cartórios de Registro de Imóveis que aderiram à festa, bem como aos registradores que levaram o nome do estado para Brasília. Entre eles: Moysés Marcelo de Sillos, registrador de imóveis da 3ª zona de Porto Alegre; Fernanda Ferrarini Gomes da Costa, registradora de imóveis de Rio Pardo; Eliana Toshie Morita Okamura, registradora de imóveis de São Sebastião do Caí; e Leo Wirth, registrador de imóveis de Nova Hartz.

“Parabéns ao Registro de Imóveis do Brasil. Foi uma linda homenagem aos 180 anos em Sessão Solene no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A participação de autoridades e de ilustres registradores enalteceram a importância e eficiência do Registro de Imóveis. Gratidão ao nosso Presidente Ricardo Martins. Foi um orgulho representar nosso ofício com os colegas do Rio Grande do Sul nesta data histórica”, afirma a registradora Eliana Toshie.