Clipping – G1 – Investimento imobiliário: como escolher o imóvel ideal para obter bons retornos

 

 

O investimento imobiliário é uma das melhores formas de aumentar o patrimônio ao longo do tempo, mas para isso é fundamental escolher o imóvel certo para que os retornos desejados aconteçam.

Por isso, ter um bom conhecimento sobre o funcionamento do mercado imobiliário é um grande diferencial para quem quer adentrar nesse segmento.

Estando por dentro das particularidades e dos desafios deste ramo, é possível investir em uma propriedade que se alinhe aos seus objetivos e recursos disponíveis.

Defina o público-alvo

É impossível traçar seus objetivos no mercado de investimento imobiliário sem definir seu público-alvo. Isso porque se o objetivo é ter uma propriedade para oferecê-la a empresas que buscam pontos comerciais ou para famílias que buscam um imóvel para morar, os aspectos a serem considerados antes de investir serão distintos.

Essas diferenças se dão pelo público-alvo. Afinal, a pessoa que precisa de um imóvel comercial tem demandas diversas daquela que procura uma casa ou apartamento para morar.

Por isso, para definir que tipo de imóvel investir, primeiro estabeleça o público-alvo que você quer atingir. Se você deseja ter investimentos imobiliários no ramo comercial, opte por propriedades que atendam às especificidades dessa área, com boa localização e estrutura física adequada. Por outro lado, se o que você procura é um imóvel para moradia, pode ser uma boa opção dar preferência a bairros residenciais que ofereçam boa localização, infraestrutura, segurança e tranquilidade.

Saber se há mais demanda por venda ou aluguel na região onde o investimento será feito também é uma boa forma de dar os primeiros passos rumo a um investimento de sucesso.

Liquidez e rentabilidade

Outro fator importante a ser considerado antes da tomada de decisão no mercado imobiliário é considerar fatores como a liquidez e a rentabilidade.

A rentabilidade é a capacidade de um investimento imobiliário em gerar retornos financeiros ao longo do tempo. A liquidez, por sua vez, é a rapidez e a facilidade que um investimento se converte em dinheiro.

Antes de realizar o investimento, considere o que é mais importante para você: a liquidez ou a rentabilidade. Optar pela primeira não significa ter prejuízo financeiro, pelo contrário, a ideia de vantagem financeira neste contexto depende dos seus objetivos.

Isso porque se você precisa de um retorno financeiro rápido, optar por receber um pouco menos do que receberia se investisse em um imóvel que levaria mais tempo para dar retorno seria vantajoso. O mesmo aconteceria se, alinhado com a suas próprias necessidades e objetivos, você optasse por um imóvel com menor liquidez, mas com rentabilidade maior.

Saiba negociar ao investir

Ao apostar no investimento imobiliário é necessário não só encontrar uma propriedade que se adeque aos seus objetivos, mas também saber negociar com o vendedor.

Isso porque é preciso ter cuidado, além de jogo de cintura, na hora de definir o valor a ser destinado para a compra de um imóvel, levando em consideração não só a rentabilidade, mas também sua capacidade financeira.

Por mais que possa ser tentador pagar um valor elevado por um imóvel com todas as características que você procura, é fundamental realizar uma compra inteligente. Isso significa não pagar mais do que o valor real da propriedade.

No entanto, para ter sucesso nas negociações é preciso ter conhecimento sobre o quanto o imóvel realmente vale. Para isso, é necessário ir além da análise dos preços anunciados para propriedades similares na região, já que o valor pago por esses imóveis costuma ser diferente do anunciado antes da venda.

A Roca conquistou o equilíbrio entre a facilidade e a segurança para encontrar os melhores imóveis para você. Com mais de 45 anos de expertise na área de venda, compra e locação de imóveis, contamos com uma equipe altamente qualificada que detém todos os conhecimentos sobre o mercado imobiliário.

Adentrar por conta própria no universo dos investimentos pode ser difícil e arriscado. Torne esse processo mais simples e seguro com a Roca!

Fonte: G1