Clipping – G1 – Preço do aluguel em Porto Alegre atinge maior alta dos últimos nove anos, diz Sindicato da Habitação

O preço do aluguel em Porto Alegre atingiu a maior alta dos últimos nove anos. Um levantamento realizado pelo Sindicato da Habitação do Rio Grande do Sul aponta que a variação acumulada em 12 meses foi de 7,22%. Conforme o Secovi, é a maior alta desde 2014, quando o aumento chegou a 11,93%.

”Agora, no final de 2022 e início de 2023, nós temos já uma procura maior. Por causa disso, os preços também já estão aumentando”, diz o presidente do Secovi, Moacyr Schukster.

Ainda de acordo com Schukster, depois da crise provocada pela pandemia a reação do setor de aluguéis demorou mais que a de vendas. O presidente do Secovi acredita que o aumento de preços não vai inibir a procura por locação.

”Até certo tempo atrás a pessoa dizia: ‘por que eu vou pagar aluguel? Eu vou comprar um apartamento. No entanto, com os juros aumentando, quando o sujeito compara a necessidade com a possibilidade, ele percebe que fica além da possibilidade dele. Isso também conduz à locação”, explica.

A movimentação do mercado exige um trabalho maior de mediação dos funcionários das imobiliárias. É preciso negociar o valor pedido pelo proprietário com o que o inquilino pode pagar. Caso a proposta fique boa para ambas partes, o negócio é fechado.

”Existe uma demanda muito alta, mas a oferta é um pouco menor. Então, o que acontece? Pode acontecer em alguns momentos a elevação do valor, mas as negociações estão sempre abertas. Os proprietários estão normalmente bastante receptivos com relação a essas negociações que são propostas pelos pretendentes”, relata a gerente de aluguéis residenciais Milena Lopes Machado.

Apesar da reação do setor, um imóvel ainda demora, em média, 13 meses para ser alugado em Porto Alegre. O desafio do mercado imobiliário é reduzir esse tempo para, no máximo, seis meses.

Fonte: G1