Clipping – J3 News – Mercado imobiliário aquece e consumidores preferem as casas

 

A pandemia trouxe novos hábitos para o setor e, com isso, famílias passaram a optar por mais espaço para morar, visando conforto, segurança e qualidade de vida.

Confiança na hora de construir

E na hora de construir a casa dos sonhos, qual o primeiro passo? Para construtor Ramon Gomes Ribeiro, é primordial se informar muito bem sobra a empresa que vai contratar para executar o serviço. “Busque saber o lastro do construtor em três questões: se informando como estão o estado das casas entregues pelo mesmo de dois anos pra trás; como é a postura do mesmo no tratamento pessoal, frente a frente; e os cumprimentos de todos os acordos e combinados”, ressalta.

Muitas pessoas têm optado por aquisição de imóveis na planta. “O primeiro impacto é no financeiro, porque as casas prontas já têm valor e valorização agregados e, por isso, são mais caras. Casas a serem construídas tendem a ter o valor um pouco mais em conta. Outro ponto que agrada muito é que, além de fechar um projeto dentro das condições financeiras de cada cliente, ele pode escolher sobre o projeto e todos os detalhes da casa, como cores, acabamentos, iluminações, posicionamento e quantidade de tomadas”, diz Ramon.

Ele destaca que o relacionamento com o cliente é também um diferencial da sua empresa. “A primeira coisa que faço é receber os clientes no escritório para um café. Após ouvi-los sobre suas expectativas, vontades e condições, trabalho sobre a parte financeira, detectando o valor de imóvel que será o satisfatório, o confortável financeiramente falando. A partir daí, exponho, ofereço e proponho casas e projetos dentro do que podem de fato pagar. Assim não corro o risco de frustrá-los, fazendo-os se apaixonar por um projeto ou casa que esteja fora das suas condições”, diz ele, ressaltando que a qualidade é primordial para se adquirir um imóvel.

“Em relação à obra, uso o que se existe de melhor em qualidade nos materiais, na parte bruta, fundação, alicerce, alvenaria estrutural, impermeabilizações, hidráulica e elétrica, visando à longevidade sem manutenções precoces. No acabamento, uso o que há de mais refinado. Faço da forma que gostaria que fosse feito para eu morar”, finaliza Ramon.

Beleza sustentável

Uma casa precisa ser segura, bem localizada, bem construída e, é claro, agradável. Um ambiente bonito traz sensação de bem-estar a quem habita o local. A Ecore Revestimentos Ecológicos atua na área de blocos vazados, para personalização de ambientes. “Os cobogós são peças ideais para passagem de iluminação natural, ventilação, proteção e ainda decoram o ambiente”, diz Luciano Rebel, proprietário da Ecore.

Ele conta que a ideia de abrir um negócio sustentável surgiu em 2017, quando trabalhava como representante comercial de argamassas. “Quando descobri que uma empresa concorrente utilizava resíduos em sua produção, achei bem bacana e resolvi iniciar alguns testes de pré-moldados (revestimentos cimentícios) em casa com resíduos de uma marmoraria de Santo Antônio de Pádua. Quando conheci a Tec Campos, hoje Tec Incubadora, nos graduamos e, assim, nasceu a Ecore Revestimentos Ecológicos. Desde 2019 já contávamos com parcerias de algumas lojas”, diz Luciano.

“Somos uma empresa ecológica com dedicação à sustentabilidade. Nossa inovação está na produção, com aproveitamento de resíduos de rocha ornamental, óleo de cozinha usado e resíduos próprios. Inovamos também no processo, transformando peças cimentícias tradicionais em peças de fino acabamento. Estamos investindo em tecnologia na criação de novos produtos, inclusive com depósito de patentes. Em breve teremos uma novidade bem bacana com a parceria do IFF, EMBRAPII e SEBRAE”, destaca.

Atualmente, a Ecore atende clientes em Campos, São João da Barra, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana. Os trabalhos da empresa podem ser vistos no Instagram da marca e também pessoalmente, na Loja Femac, da Avenida Sete de Setembro, num projeto da arquiteta Paula Martins.

Foco na segurança

Outro requisito fundamental às famílias na hora de escolher uma casa é a segurança. A Martins Portaria em Serviços vem registrando aumento na procura de equipamentos para manter os imóveis seguros. Graças à tecnologia, há mecanismos para proteger a residência, mesmo à distância.

Para isso é necessário contar com os serviços de uma boa empresa de segurança patrimonial, que pode oferecer serviços como monitoramento 24 horas, em que o cliente pode acompanhar tudo o que se passa na residência pelo seu smartphone.

“As pessoas podem, inclusive, ficar despreocupadas nos momentos de lazer. Com serviços de câmeras de monitoração e sistemas de alarmes também monitorados via smartphones, o nível de segurança aumenta significativamente. Uma boa cerca elétrica ou concertina e sistema de câmeras de qualidade também são muito importantes”, explica Carina Rangel, proprietária da Martins Consultoria e Segurança, que está há oito anos no ramo de serviços de portaria e sistemas de segurança, como câmeras, cercas, alarmes, automação de portões e outros serviços.

“É importante ressaltar que as imagens das câmeras instaladas na residência ou comércio ficam sendo observadas 24 horas, numa central, por funcionários, que, ao perceberem alguma ameaça, acionam a equipe de ronda externa para se dirigir ao local”, explica.

Os serviços de monitoramento, portaria e vigilância também vêm sendo cada vez mais procurados por condomínios, que visam oferecer uma portaria resolutiva e segura, além da necessidade de câmeras de vigilância.
Carina também diz que é importante que o cliente apresente todas as suas demandas, já que a empresa possui flexibilidade para adequar cada serviço às necessidades do contratante.

“Também é muito importante conhecer a reputação da empresa. Nós estamos há muitos anos oferecendo serviços de qualidade, com clientes satisfeitos. Investimos no treinamento dos nossos funcionários, para que estejam aptos a atender prontamente às necessidades dos nossos clientes”, finaliza Carina.

Visibilidade nas redes sociais

“Hoje as redes sociais figuram como uma ferramenta muito importante no meu trabalho. É onde eu consigo apresentar uma gama de opções de imóveis sem que o cliente saia de casa ou do seu trabalho. Facilitando e otimizando o tempo dos interessados, já que o retorno é praticamente instantâneo. Dessa forma, a rede social é fundamental para estreitar o relacionamento com meus clientes. Gerando uma visibilidade e alcance muito maiores”, comenta João Carlos Vilaça, o Joca Corretor.

Na hora de adquirir um imóvel, a primeira coisa que se procura é um bom corretor. João Carlos percebeu um aumento expressivo da procura por casas nos últimos tempos. “Desde o início da pandemia, sinto uma crescente na procura de casas e terrenos para construção residencial. O bem-estar da família é um ponto crucial para essa mudança no mercado, Mas tudo depende do perfil dos clientes. Na verdade, eu procuro ter opções que agradem a qualquer público, seja em questão de tipo de imóvel, localização, valores”, diz Joca.

Para acompanhar a mudança do mercado, ele precisou se capacitar: “A dedicação e a constância são fundamentais! Não fico no escritório esperando o cliente. Aprendi que preciso ir até ele. Hoje eu faço um trabalho de fotos e vídeo nos imóveis e, para isso, tive que me capacitar. Pois, apesar de ser corretor, preciso fazer um trabalho muito bom de mídia, para apresentar com excelência para os clientes. Fiz vários cursos, comprei vários equipamentos de última geração para entregar o meu melhor. Foi tempo e investimento para chegar aonde eu cheguei e continuo em busca de melhorar todos os dias. Pois estamos em constante evolução. As redes sociais me proporcionam atender a muitos clientes por dia e tenho o compromisso de dar o feedback o mais breve possível”, diz o corretor, que já vendeu imóveis até para pessoas no exterior, que chegaram a ele pela rede social. “Essa cliente conheceu meu trabalho e o imóvel através do meu Instagram. Marcamos uma videochamada no local onde ela pôde ver na íntegra o apartamento e tirar todas as suas dúvidas. Decidida a comprar, enviou toda documentação pelo WhatsApp, assinou o contrato de forma digital e finalizou sua aquisição”, pontuou.

Fonte: J3 News