Clipping – CBIC – Enic debate futuro do corretor e redes de colaboração para turbinar vendas no digital

 

Novas ferramentas estão disponíveis no mercado para as empresas da construção chegarem diretamente ao seu comprador de imóveis. Para saber como será a intermediação imobiliária no futuro e se o setor da construção está preparado para essa mudança, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reuniu especialistas de real state nesta terça-feira (21/06), durante o 94º Enic | Engenharia & Negócios.

Na palestra “Como turbinar suas vendas no mercado imobiliário digital”, mediada pelo presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, o presidente da Loft, João Viana, destacou dois pontos importantes para usar a tecnologia e ganhar eficiência no processo de compra e venda de imóveis no país.

O primeiro, referente ao futuro da profissão do corretor, e o segundo à rede de colaboração de imobiliárias. Segundo Viana, olhando para o mercado americano, em que os dados transacionais estão disponíveis para compradores e vendedores e a transação é mais ágil, a posição do corretor continua sendo muito importante e influente na tomada de decisão de compra e venda do imóvel. “Com o uso da tecnologia, no futuro, o corretor terá um papel mais de consultoria do que de uma pessoa que busca imóveis”, frisou.

Sobre a rede, o presidente da Loft destacou o case de colaboração das imobiliárias, implantado no Rio Grande do Sul, que aumenta o volume de transações imobiliárias em estoque. Recomendou, para cidades menores, a busca de CRMs como o Vista.

Ainda sobre a questão do corretor de imóvel, o presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), João Teodoro, mencionou que 35% dos corretores de imóveis do Brasil estão direcionados à venda primária e 65% à venda de terceiros. “Não há dúvida de que o corretor é e continuará sendo importante dentro do mercado imobiliário”, disse, enfatizando que a entidade está dando apoio aos corretores imobiliários do país para que eles se insiram em todas as inovações tecnológicas, inclusive no metaverso.

“O que temos que mudar no corretor é o branding. O corretor sempre será necessário em uma aquisição e venda imobiliária, assim como o engenheiro é necessário na construção”, salientou o presidente da CII/CBIC.

Como boas notícias, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio), Cláudio Hermolin, ressaltou que em mercados mais maduros e evoluídos em termos de tecnologia a figura do corretor não acabou, assim como o produto do mercado imobiliário não tem substituto: é piso, parede e teto.

No entanto, Cláudio Hermolin alertou que “a gente não vive uma era de transformação. A gente vive a transformação de uma era”, ou seja, a facilidade em obter informações e a diminuição no tempo também têm que estar disponível no mercado imobiliário, assim como em outras áreas.

“Houve uma mudança completa na jornada imobiliária. Antes, o cliente procurava o corretor e depois o imóvel. Hoje, o cliente pode procurar o imóvel e depois o corretor”, destacou Hermolin, ressaltando o tempo ganho entre comprador, vendedor e corretor com o tour virtual, que passa a dar fluidez à jornada, evitando visitas desnecessárias a imóveis. “Venda não é mais somente vocação. Venda é processo”, apontou, reforçando que o futuro já está aí e o cliente está mais exigente de informações com qualidade.

Sobre o e-commerce, na avaliação de João Teodoro o corretor e incorporador têm que estar preparados para as transformações, porque o mercado continua acontecendo de uma forma ou de outra.

Já sobre a questão de as redes de imobiliárias terem o papel de dar o valor do preço do imóvel mais próximo da realidade, Hermolin ressaltou que “a transação teria uma fluidez muito maior, porque hoje ela está focada em preço”.

Os interessados em assistir a íntegra da palestra podem se cadastrar no site do evento. O Enic, considerado o mais importante evento da indústria da construção no país, reunirá, até quinta-feira (23/06), no formato 100% online, empresários, profissionais e especialistas do setor da construção, além de estudantes e imprensa. Confira!

O 94º Enic | Engenharia & Negócios é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização do Sesi, Senai e patrocínio do Sebrae, Confea, Mútua, AltoQI, SoftwareONE, CV, Sienge e Caixa Econômica Federal.

Fonte: CBIC