Clipping – GZH – Imobiliária gaúcha fecha parceria com plataforma de moradia com foco digital

Uma imobiliária com sede em Porto Alegre fechou parceria com uma plataforma digital para expandir a oferta de imóveis e facilitar processos. A Crédito Real, que atua há quase 90 anos no mercado, firmou colaboração com o QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina. O anúncio foi oficializado pelos diretores das companhias em coletiva realizada na sede da Crédito Real, nesta terça-feira (7). A colaboração ocorre apenas no âmbito de compra e venda de imóveis.

A união de esforços entre as empresas cria uma via de mão dupla. Os imóveis negociados pela imobiliária entrarão na rede QuintoAndar, que atualmente conta com mais de 10 milhões de acessos, e os imóveis do QuintoAndar também serão publicados na plataforma da Crédito Real.

O CEO da Crédito Real, Carlos Ruschel, afirma que a parceria vai criar ambiente para gerar mais negócios e melhorar a experiência digital e física dos clientes. Ruschel deixa claro que a união entre as duas empresas não é uma fusão, e sim uma colaboração:

— Não há uma fusão, uma troca de ações. Não tem isso. Tem uma colaboração, tendo em vista as expertises de cada uma das empresas, complementares, tentando levar ao cliente a melhor experiência.

Nesse primeiro momento, a união entre as duas companhias será desenvolvida apenas em Porto Alegre, com início previsto ainda neste mês, mas os desenvolvedores já miram a expansão do negócio para outros municípios gaúchos.

O CEO e cofundador do QuintoAndar, Gabriel Braga, destaca que o acordo entre as empresas une a amplitude, a visibilidade e a expertise em tecnologia da plataforma de moradia com a forte presença local e o atendimento de alto padrão da Crédito Real. Essa expansão de ambos os negócios vai facilitar o processo de compra e venda de imóveis, segundo Braga:

— Você, como cliente, vai ter aquela sensação de que rapidamente está vendo tudo que existe, que está disponível. Não vai correr o risco de perder aquela casa que você queria, mas que não estava disponível e, nisso, teve que falar com 20 empresas diferentes. Já no caso do vendedor de imóvel, que tem de lidar com várias empresas para tentar vender rápido, agora, com qualquer um dos membros dessa rede, você tem acesso a todos.

Como se trata de uma colaboração, não existe um aporte específico conjunto entre as empresas, mas investimentos pontuais para aprimorar processos, sistemas e treinamentos e outras áreas.

Juntas, as duas empresas têm mais de 160 mil imóveis à venda em suas áreas de atuação — 60 mil na Crédito Real e 100 mil no QuintoAndar.

Colaboração em foco

A ação da Crédito Real e do QuintoAndar ocorre em meio a outros movimentos de colaboração no setor imobiliário no Estado. Em abril, a startup Loft, especializada em tecnologia, fechou acordo com a imobiliária Auxiliadora Predial, como informou a colunista de economia de GZH Marta Sfredo. A parceria de negócios coloca toda a base de imóveis da Auxiliadora na ferramenta da Loft, que no ano passado comprou a Foxter. Com isso, nasceu uma espécie de shopping virtual de imóveis, unindo o portfólio das empresas.

O professor Alberto Ajzental, coordenador do curso de Negócios Imobiliários da Fundação Getulio Vargas (FGV), afirma que a tendência é de que o mercado imobiliário adote cada vez mais o modelo híbrido, principalmente na venda e aquisição. Ajzental destaca que as imobiliárias tradicionais precisam de uma rede para ampliar o alcance e as virtuais necessitam da expertise dos agentes físicos, ainda muito importantes no setor imobiliário. Quem seguir apenas um dos modelos vai perder espaço e competitividade, segundo o especialista:

— Uma imobiliária tradicional tem que estar, no mínimo, com todo o portfólio disponível, anunciar, impulsionar em alguma plataforma para atrair o cliente. E quem entrou no mercado 100% virtual faz movimento forte no sentido de conseguir parceiros físicos. Não dá para ficar apenas em um canto. O modelo híbrido deve predominar.

Fonte: GZH