Clipping – Yahoo Finanças – 6% da compra de imóveis no Brasil já são totalmente digitais

A compra de imóveis no Brasil está em uma crescente. Desde o surgimento da pandemia da COVID-19, o mercado imobiliário precisou se reinventar para se manter funcionando. Com portas fechadas, as construtoras, imobiliárias e demais empresas do setor migraram para o digital.

Nos últimos 12 meses, 6% das compras de imóveis foram realizadas de forma digital, de acordo com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). O levantamento compreende o período entre os meses de novembro de 2020 e 2021.

A aposta em inovação tem dado resultados positivos: o setor registrou o crescimento de 46,1% no número de apartamentos novos vendidos no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período no ano anterior, conforme dados da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

Este é o melhor resultado em quatro anos, com destaque para as regiões Nordeste e Sudeste que registraram os maiores índices de crescimento, com 60,9% e 49,2%, respectivamente.

Leilões digitais serão o futuro pós-pandemia

Outro ponto de evolução no mercado imobiliário é o leilão de imóveis digital. Em entrevista ao site de notícias corporativas Dino, Anderson Lopes de Paula, leiloeiro oficial e rural da E-Leilões – empresa que atua com solução digital para venda de ativos e presidente do Instituto Nacional de leiloeiros Ciência e Tecnologia INNLEI, afirma que pandemia acelerou a transformação digital.

“Com o confinamento, o impulso por mais tecnologias foi enorme e impactou no nivelamento rápido de quem não utilizava os recursos on-line para realizar os leilões que, em sua maioria, eram híbridos, ou seja, existiam mais licitantes presentes fisicamente do que on-line no leilão”, explica em entrevista.

Interfaces cada vez mais intuitivas com modelagem voltada à experiência dos usuários e facilitar o serviço dos leilões, usando a tecnologia de blockchain, smart contratcs e IDdigital. Os pagamentos também serão feitos de forma inteligente, o que deve facilitar a vida do comprador e das empresas de leilões.

Os leilões de imóveis da Caixa Econômica Federal vêm sendo realizados neste formato 100% digital no site e-leiloeiros.

Fonte: Yahoo Finanças