Central dos Registradores de Imóveis do RS inicia atividades

  • Post author:
  • Post category:Notícias

 

A Central dos Registradores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS) inicia suas atividades nesta segunda-feira (05.11) oferecendo uma alternativa segura e confiável para usuários dos serviços prestados pelos cartórios de Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul. A CRI-RS recebeu autorização para funcionamento após a publicação do Provimento nº 33/2018, pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (CGJ-RS), em 05 de outubro (clique aqui e confira o documento). Para utilizar o portal da CRI-RS, basta acessar: www.cri-rs.com.br.

Sendo uma plataforma on-line que visa integrar, de forma eletrônica, as atividades dos mais de 220 cartórios de Registro de Imóveis do Estado, a CRI-RS centraliza todas as informações necessárias, evitando o deslocamento do usuário para realização de diversos serviços. A Central não substituirá o registrador, sendo uma ferramenta para uso deste e de seus funcionários.

Atualmente a Central possui adesão de 105 serventias extrajudiciais, sendo que destas, 60 fazem parte dos 100 maiores cartórios de Registro de Imóveis do Estado. Os módulos já existentes na CRI-RS são: 1. Pesquisa eletrônica; 2. Visualização de matrículas on-line; 3. Solicitação da certidão e 4. Busca nos cartórios. A ferramenta, nascida no Colégio Registral do Rio Grande do Sul, será administrada pelo Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), atualmente presidido pelo registrador de imóveis de Bom Retiro do Sul, Cláudio Nunes Grecco.

Capacitação

Para utilização da CRI-RS, o IRIRGS já tem promovido, durante todo o ano, diversos workshops para registradores de imóveis se capacitarem. Na última semana, o IRIRGS e o Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizaram um treinamento na Casa do Registrador Gaúcho, onde participaram 49 pessoas presencialmente e 54 on-line. Ainda, após o workshop presencial, foi realizada uma videoconferência, na página da CRI-RS no Facebook, para aqueles que não puderam assistir ao primeiro treinamento (clique aqui e confira).

As capacitações têm por objetivo qualificar os registradores de imóveis gaúchos para utilização da CRI-RS, explicando como a plataforma vai funcionar no ambiente do cartório, além de dirimir eventuais dúvidas.

Fonte: Assessoria de Imprensa