Oficina prática sobre a ONR e o Registro de Imóveis Digital marca o último dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS

Após dois dias de muita troca de experiência e qualificação profissional, o último dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS foi marcado por oficinas práticas. No Registro de Imóveis, o destaque na programação do evento foi sobre a ONR e o Registro de Imóveis Digital. Moderada pelo presidente do IRIRGS, Ricardo Martins, e pelo presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Sérgio Messerschmidt, a oficina reuniu colaboradores de registros de todo o Brasil para receber informações relevantes sobre como usar os módulos de serviços.

“A oficina foi uma grande oportunidade de mostrar ao publico as inovações que vem ocorrendo na nossa central eletrônica e a inovação proporcionada pelo Provimento 12 de 2023 no sentido de autorizar a assinatura digital na matrícula propiciando maior celeridade. Considero que foi um sucesso pois conseguimos demonstrar de forma prática todos os benefícios da tecnologia aplicada a rotina do Registro de Imóveis”, avalia o presidente do IRIRGS, Ricardo Martins.

Como painelistas da oficina, subiram ao palco o coordenador do setor de certidões do Registro de Imóveis de Santa Maria, Jorge Moretti Júnior, o qualificador do Registro de Imóveis da 1a zona de Porto Alegre, Eduardo Fernandes Paz, o diretor técnico da Sky Informática, Fabrício Muller e o gerente registral da Sky Informática, Fernando Tasquetto.

A programação de sábado também contou com oficinas práticas intituladas “Cenprot e o Protesto Digital” (IEPTB/RS), “CRC e o Registro Civil Digital” (Arpen-RS/Sindiregis) e “e-Notariado, e-Not Assina e o Tabelionato Digital” (CNB-RS/Sindinotars).

Ao final do evento, também foi realizada uma recepção aos participantes do XIV Encontro Notarial e Registral no Golden Lake, na Zona Sul de Porto Alegre (RS). Na ocasião, foi realizado um almoço de encerramento com homenagem ao Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Giovanni Conti, e a presença do Fórum de Presidentes das entidades representativas dos serviços extrajudiciais. 

O XIV Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul foi realizado entre os dias 18, 19 e 20 de maio, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS). O evento é uma promoção da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), do Colégio Registral do RS, do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (IEPTB-RS), do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), do Sindicato dos Notários do Rio Grande do Sul (Sindinotars), do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (Sindiregis), da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore) e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Coopnore).