LGPD, Qualidade Total e Reposicionamento de Imagem são temas destaque no segundo dia do Encontro Notarial e Registral do RS

A importância do reposicionamento de imagem dos cartórios perante a sociedade foi um dos temas mais destacados no segundo dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS. Em painel moderado pelo presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Ricardo Martins, a comunicação, marketing e os 180 anos do Registro de Imóveis do Brasil foram exaltados. 

“Podemos transformar a nossa classe em mais atuante, pois só depende de nós os próximos 180 anos do Registro de Imóveis do Brasil”, ressalta o presidente do IRIRGS, Ricardo Martins.

A história do Registro de Imóveis foi exaltada durante a palestra, desde seu início até os tempos atuais. Foi comemorado o papel das centrais eletrônicas, que são fundamentais para a modernidade de atendimento, com agilidade e segurança. E também, foi contemplado o importante papel do registro de imóveis diante da sociedade e as estratégias para reposicionar a imagem diante da opinião pública.

A programação do dia se dedicou também a analisar e trazer mais conhecimento sobre a tão falada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os aspectos práticos da implantação da nova Lei nos cartórios. O Encontro também trouxe paineis intitulados “O Papel dos serviços extrajudiciais na Nova Economia: Mensuração da Segurança Jurídica”, “Qualidade Total: Transformando Excelência em Rentabilidade”, “Política Institucional: a Frente Parlamentar e as propostas Notariais e Registrais” e o “Futuro do Sistema Registral e Notarial Brasileiro”.  

O XIV Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul acontece entre os dias 18, 19 e 20 de maio, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS). O evento é uma promoção da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), do Colégio Registral do RS, do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (IEPTB-RS), do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), do Sindicato dos Notários do Rio Grande do Sul (Sindinotars), do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (Sindiregis), da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore) e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Coopnore).