Assembleia Geral Ordinária do 2º semestre de 2022

Na foto: Sérgio Mersserschmidt, presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul; Ricardo Martins, presidente do IRIRGS; e Denize Alban Scheibler, 1ª secretária do IRIRGS.

 

A Assembleia Geral Ordinária do 2º semestre de 2022 do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) ocorreu na última segunda-feira (12), em formato híbrido, com a participação dos associados e de João Pedro Lamana Paiva, vice-presidente do Instituto, de modo virtual. Estavam presencialmente na Casa do Registrador Gaúcho o presidente do IRIRGS, Ricardo Martins; o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Sérgio Mersserschmidt; e a 1ª secretária do IRIRGS, Denize Alban Scheibler. Nesta assembleia, a ordem do dia foi a seguinte: prestação de contas da diretoria, discussão de votação do relatório da gestão e assuntos gerais.

Na AGO foi pontuada a história construída ao longo do ano de 2022 pelo IRIRGS. com a ajuda de seus 119 associados. A entidade participou de 60 reuniões em 2022, emitiu 71 comunicações dentre ofícios e notas, e esteve representado em 14 eventos, entre webinários, encontros, treinamentos e palestras. Ainda, lançou 3 edições da revista Registro de Ideias. A prestação de contas do IRIRGS foi o principal tema discutido na Assembleia, onde foi apresentado o balancete do ano.

O IRIRGS alcançou diversas conquistas importantes em 2022, incluindo o repasse das taxas de cartão de crédito ao usuário, acesso dos registradores de imóveis ao PJe do TRF4, autorização para a publicação dos editais eletrônicos, etc. Em relação às atividades em andamento do IRIRGS, destaca-se a revista científica Registro de Ideias, os Webinários Diálogos, a revisão da Tabela de Emolumentos, o projeto-piloto da assinatura digital na matrícula e diversas outras inovações que estão sendo protagonizadas pelo Instituto. Além disso, a AGO também celebrou o aniversário de 5 anos do IRIRGS, que aconteceu em 24 de novembro, comemorado com o lançamento do terceiro volume da revista Registro de Ideias.

No encerramento da assembleia, a gestão 2022/2023 foi elogiada por Sérgio Mersserschmidt e Denize Scheibler, que compreendem todos os desafios impostos ao Instituto e à classe extrajudicial como um todo, mas parabenizam o excelente trabalho que o presidente do IRIRGS executa com empenho e abnegação.