Clipping – G1 – Visitas guiadas são aposta do mercado imobiliário para aumentar confiança de quem compra imóveis na planta

 

Conquistar o imóvel próprio é o sonho de 87% dos brasileiros, segundo o Censo de Moradia QuintoAndar. Comprar na planta é uma opção de muitos para realizar esse desejo, no entanto, um receio comum é com atrasos na entrega e, até mesmo, abandono da obra. Para driblar essa desconfiança, o mercado imobiliário aposta em ações que trazem mais tranquilidade e transparência aos investidores.

Para se ter ideia do cenário, só no primeiro semestre de 2021 mais de 13,5 mil reclamações de consumidores contra construtoras, incorporadoras e empresas de empreendimentos foram registradas na plataforma Reclame Aqui, um aumento de 24,58% em relação ao mesmo período de 2020. Os principais motivos das reclamações são problemas na estrutura da obra, mau funcionamento de instalações e defeitos.

Em contrapartida aos maus exemplos, na região de Sorocaba (SP), uma construtora realiza visitas guiadas nos empreendimentos em obras voltadas para os proprietários das unidades e potenciais clientes. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são fornecidos pela empresa. O grupo, acompanhado de um engenheiro responsável, visita as instalações gerais e as unidades em estágio mais avançado para ver o seu sonho, literalmente, tomando forma.

“Essa ação é uma forma de aumentar a confiança no processo de compra dos imóveis e de administrar as expectativas de quem já comprou uma unidade até a entrega das chaves. Nas visitas, o investidor pode tirar dúvidas e testemunhar a evolução da obra, como tudo está sendo feito de acordo com o combinado”, explica Vanessa Domingues, gerente de marketing de uma construtora em Itu (SP).

A construtora tem cinco empreendimentos com obras em andamento na região, além de mais quatro em fase de lançamento. Um deles tem previsão de entrega para 2024 e receberá uma visita guiada no dia 22 de outubro. O empreendimento conta com 480 unidades e mais de 20 itens de lazer. O analista financeiro Everton Mollemberg, de 32 anos, é proprietário de um dos apartamentos e fala da importância de participar da ação.

“Eu comprei o apartamento para morar com meus filhos, então a expectativa é bem grande para ver tudo pronto e começar a aproveitar o espaço, além de todo o lazer que o empreendimento oferece. Acho que as visitas são uma iniciativa legal porque é uma oportunidade de acompanhar o ritmo das obras e também de ser ouvido”, conta o futuro morador.

Além das visitas agendadas, a construtora recebe regularmente a comissão de representantes do Patrimônio de Afetação, responsável por fiscalizar o cumprimento do cronograma da obra. “O que os consumidores buscam é qualidade, mas também segurança, pois existe um alto valor monetário e emocional envolvido na compra de um imóvel. Ações como a da construtora incentivam a transparência e contribuem para fortalecer todo o mercado imobiliário”, afirma Vanessa.

Dados do mercado na região

Sorocaba contabilizou 588 unidades lançadas no primeiro trimestre de 2022, uma queda de 41% em relação ao mesmo período de 2021. O Valor Geral de Vendas (VGV) ficou em R$ 197.539, de acordo com o relatório da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Já o número de unidades vendidas chegou a 958 no mesmo período, predominando os imóveis de dois dormitórios. A variação foi de -48% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Os dados divulgados pelo levantamento são referentes aos lançamentos verticais do município.

Outro levantamento, de agosto de 2022, feito pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP), apontou que na região de Sorocaba foram vendidos mais apartamentos (70,83%) do que casas (29,14%), imóveis na maioria de padrão simples, standard (54,17%) e localizados em bairros de periferia (45,45%). A pesquisa considera imóveis residenciais usados.

Fonte: G1