Clipping – Rádio Guaíba – Conselho do Programa de PPPs aprova edital para a revitalização do Cais Mauá

O Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Publico-Privadas do Rio Grande do Sul aprovou, na tarde desta quarta-feira (10/08), a publicação do edital do projeto de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre. A decisão abre caminho para que a data do leilão, a ser realizado na B3, em São Paulo, seja marcada.

A iniciativa, estruturada em parceria com o BNDES e o Consórcio Revitaliza, é uma das pioneiras do país na concessão de ativos imobiliários em modelo de Parceria Público-Privada (PPP). Os focos incluem o desenvolvimento sustentável da região e o resgate da relação histórica do Cais, no centro da capital, com o Guaíba.

Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas duas audiências públicas e nove workshops com diferentes setores da sociedade, além de mais de 100 reuniões presenciais e duas pesquisas online.

A iniciativa prevê espaços exclusivos para cultura, armazém de eventos, áreas de acesso livre para a população como praças, ciclovia, áreas de passeio, além da retirada do muro da Mauá.

Os investimentos previstos em restauro, urbanização e revitalização atingem R$ 355 milhões. Outros R$ 20,5 milhões serão gastos anualmente para operação e manutenção do projeto, ao longo de 30 anos de contrato.

Fonte: Rádio Guaíba