Clipping – g1 – 5 dicas para saber quando um imóvel é a melhor opção de compra

O mercado imobiliário brasileiro registrou saldo positivo no ano passado, apesar da inflação e do aumento dos preços. As vendas de novos imóveis cresceram 12,8% em comparação a 2020. Apenas na Região Sul, foram 41.884 lançamentos – aumento de 11,8%. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica. A expectativa é que o mercado imobiliário repita em 2022 o feito do último ano.

Entenda as principais tendências imobiliárias e o que deve ser observado em um imóvel para você fazer a escolha certa e realizar a melhor compra.

1. Infraestrutura de lazer no Rooftop

O mercado imobiliário está em constante evolução e uma delas é o conceito de rooftop. Uma opção de lazer inovadora, os terraços estão ganhando cada vez mais destaque. Além de oferecer infraestrutura como academia, coworking e piscina, esses espaços entregam ao morador uma vista privilegiada da cidade, mesmo que você more em andares mais baixos, você poderá ter acesso às melhores vistas da cidade.

2. Localização estratégica

Uma boa localização é definida pela proximidade das principais vias da cidade e de conveniências, como universidades, hospitais, shoppings, supermercados, vida noturna e a possibilidade de acessá-los a pé ou de bicicleta. Em Porto Alegre, empreendimentos próximos à nova orla do Guaíba se destacam pela localização privilegiada. O trecho da nova orla conta com 1,6 quilômetros de extensão e oferece à população estruturas de apoio à prática de esportes, ciclovia, arborização, bares e a maior pista de skate da América Latina.

3. Identifique o melhor momento de compra

Se atente às promoções e campanhas das construtoras. É nesse momento que a construtora está mais aberta a negociações e você consegue o melhor valor por um imóvel e até mesmo outras vantagens, como taxas de financiamento mais atrativas, piso para todo o apartamento, ou até mesmo um projeto gratuito de design de interiores. Fique atento a essas oportunidades para não perder o momento.

4. Baixo custo condominial

Uma das tendências do segmento são plantas compactas, o que acaba resultando em um baixo custo condominial. Ter a disposição diversas opções de lazer como academia, piscina, salão de festas, etc., por um baixo custo é sempre uma ótima oportunidade, inclusive para investidores, pela facilidade para locar ou revender o imóvel.

5. Comodidades de espaços compartilhados

Tendo em vista mais comodidade no dia a dia e a ascensão dos modelos de trabalho remoto e híbrido, diversos condomínios novos proporcionam espaço compartilhado como coworking, sistema de bicicleta compartilhada e lavanderia em suas dependências. Basicamente, essa tendência está cada vez mais inserida no setor imobiliário por conta da praticidade e integração dos moradores.

Fonte: g1