Clipping – g1 RS – Moradores da Região Sul são os que mais pensam em comprar imóvel para investir, aponta pesquisa

Uma pesquisa aponta que 20% dos moradores da Região Sul que pretendem comprar um imóvel nos próximos dois anos vão fazer isso para investimento. O percentual é quase o dobro da média nacional, que foi de 11%. Os dados do Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa feita em parceria com o Instituto Datafolha, foram divulgados nesta quarta-feira (15).

“Em nenhuma outra região esse dado foi tão elevado”, afirma o gerente de dados do QuintoAndar, Thiago Reis.

Já para 72% dos entrevistados, os principais motivos para a compra do imóvel são sair do aluguel (36%) e realizar um sonho (36%). “O que o Censo QuintoAndar de moradia mostrou é que a casa própria é de fato um desejo da maior parte da população, um sonho”, explica.

A pesquisa contou com 3.186 entrevistas com pessoas a partir de 21 anos, nas cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste) entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

“Uma das nossas ideias era entender a relação do brasileiro com a moradia e como elas se planejam financeiramente para comprar uma moradia, ou para viver de aluguel e os insumos e os insights que esse estudo traz pra gente são muito importantes”, afirma Reis.

O estudo revela que três em cada cinco moradores da região (61%) que pretendem se mudar querem comprar a casa própria. “O problema é que apenas 49% dizem que têm o planejamento pra isso”, destaca.

“A gente vê que as pessoas têm esse desejo de comprar a casa própria, têm esse sonho, mas elas não têm condições de fazer isso porque não se planejaram. E quando a gente pergunta o principal motivo, a falta de recursos financeiros aparece como o principal, colocado por 62% dos entrevistados.”
O perfil sociodemográfico das pessoas que responderam ao estudo na Região Sul é de maioria feminina (58%) e acima de 45 anos (52%). As famílias dos entrevistados são, na maioria, de duas pessoas (26%) e de três pessoas (25%). Outros 33% têm quatro pessoas ou mais, e 17% vivem sozinhos.

Formas de pagamento
O censo mostra ainda que o financiamento é visto como principal meio de realizar a compra (52%), à frente de pagar à vista (25%) e pedir ajuda de familiares ou fazer um consórcio (ambos com 9%). Quem escolhe financiar prefere fazer pelo banco (55%), Programa Casa Verde e Amarela (21%) ou com a construtora (22%).

Para quem pretende pagar à vista, os principais recursos são o dinheiro da venda de outro imóvel (39%), que está poupando (30%) e da venda de outros bens (34%).

Em contraponto àqueles que desejam comprar um imóvel, 27% dos entrevistados que planejam se mudar pretendem alugar uma residência nos próximos dois anos. O depósito caução é a principal forma de garantia, utilizada por quase metade (44%) dos moradores do Sul, à frente de outros modelos de contrato como uso do fiador (23%), seguro (10%) e análise de crédito pela imobiliária (6%).

Reis destaca a importância de negociar, tanto para compradores e vendedores, quanto para proprietários e inquilinos.

“Negocie, tente achar um valor que caiba no seu bolso, um valor que está bom para os dois”, diz.

 

 

Fonte: g1 RS