Clipping – Exame – Preço do aluguel tem nova alta; é possível lucrar mesmo sem ter um imóvel

O preço dos aluguéis pode aumentar mais uma vez. Nesta quarta-feira (30), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) registrou uma alta de 1,74% em março, acima do esperado. O indicador impacta diretamente no preço dos aluguéis porque é usado como base para o reajuste dos contratos desse tipo.

O IGP-M é considerado, inclusive, como a “inflação do aluguel”.  Esta não é a primeira vez em 2022 que o IGP-M aumenta. No ano, o índice já acumula uma alta de 5,49%, e nos últimos 12 meses, de 14,77%. Na prática, isso significa que o aluguel deve pesar ainda mais no bolso de grande parte dos brasileiros.

Como receber aluguel sem ter um imóvel

Apesar de normalmente ser encarado como uma despesa, o aluguel também é uma fonte de renda para quem tem imóveis. Acontece que não necessariamente é preciso ser dono de um imóvel para lucrar com aluguel todos os meses.

Uma outra forma de conseguir isso é através do investimento em fundos imobiliários (FIIs). A grande diferença entre as duas situações é que com os fundos imobiliários não é preciso lidar com toda a burocracia de comprar e manter uma casa, um apartamento ou uma sala comercial, por exemplo. Ao comprar cotas de um FII, o investidor passa a ser dono de uma fração dos imóveis que compõem o portfólio do fundo.

Por que investir em fundos imobiliários

Investir em fundos imobiliários carrega a mesma lógica de investir em um imóvel. A grande diferença é que os riscos são bem menores e a rentabilidade pode chegar a ser maior.

Uma das características do investimento direto em imóveis é concentrar muito do patrimônio em um único ativo. Para comprar um apartamento e gerar renda de aluguel é preciso juntar uma boa quantia em dinheiro e investi-la toda em um único imóvel. Nesse caso, a desvantagem é que o investimento (e o risco envolvido) fica concentrado em um único ativo, além de que a renda depende apenas de um inquilino.

Além disso, em momentos de crises econômicas ou desaceleração do mercado imobiliário, o imóvel pode ficar vago e ao invés de gerar renda, criar mais custos oriundos de manutenção, condomínio e IPTU.

Já o investimento em FIIs é feito pela compra de uma ou mais cotas do fundo imobiliário, com preços a partir de R$ 100. Ou seja, não é preciso comprar um imóvel para investir no setor imobiliário. Além disso, ao investir em FIIs, o investidor recebe mensalmente parte do aluguel dos imóveis que estão no fundo, compondo, então, uma renda extra mensal.

Além da maior acessibilidade financeira, ao investir em FIIs, o patrimônio é dividido em diversos imóveis e não fica exposto ao risco de apenas um. Cada FII pode ter 10, 20, 30 unidades, em diferentes estados, o que permite uma grande diversificação do investimento.

Fonte: Exame