Clipping – Seu Dinheiro – Já é possível comprar imóvel com bitcoin (BTC) no Rio Grande do Sul com a Melnick

Para muitos brasileiros, comprar a casa própria é oficialmente um sonho. Para os fascinados pelo mercado de criptomoedas, incorporar o pagamento com bitcoin (BTC) ou outros ativos virtuais em todos os aspectos do cotidiano faz os olhos brilharem do mesmo modo. Mas, e se você pudesse juntar os dois?

A galera lá em Miami, nos Estados Unidos, já sabe do que eu estou falando. Na chamada “nova capital do bitcoin”, desde o final de 2021 é possível comprar imóveis com moedas digitais.

Só que agora não é mais preciso assistir o pessoal lá fora comprar apartamentos com criptomoedas ou viajar até a nossa vizinha, a América do Norte, para fazer esse tipo de negócio. Afinal, as transformações no mercado imobiliário acabam de chegar ao Sul do Brasil.

Na noite de terça-feira (08), a construtora Melnick (MELK3) anunciou uma parceria com o Mercado Bitcoin que permite a compra de imóveis pagando 100% com bitcoin ou ethereum (ETH).

Apostas da Melnick

Em entrevista ao Seu Dinheiro, Fernando Marques, diretor administrativo da Melnick, falou sobre o objetivo da nova parceria e contou por que a empresa decidiu aceitar criptomoedas como forma de pagamento.

“A nossa ideia é oferecer produtos e serviços diferentes, seja em concepção ou até mesmo localização. Agora, a gente agrega mais um serviço: um novo canal de pagamentos para os clientes”, disse o diretor.

Quando perguntado sobre o público que a companhia espera atingir com a novidade, Marques destacou a popularidade dos ativos digitais entre a população mais jovem.

“A criptomoeda já não é mais uma tendência, agora, ela acaba sendo uma realidade, especialmente para o público mais jovem. Então por que não criar um serviço para atender esse público, que é nossa maior aposta?”

Segundo Fernando, além do pessoal mais novo, o novo método de pagamento pode atingir também aqueles investidores que já possuem uma carteira de investimentos variada.

Afinal, aquela pessoa que já entende como trabalhar com criptomoedas sabe que é possível encontrar um momento oportuno para trocar seus ativos digitais na compra de um imóvel.

Requisitos para comprar imóveis com bitcoin

A Melnick é uma das maiores construtoras do Rio Grande do Sul, com mais de 50 anos de atuação no mercado gaúcho, e trabalha com empreendimentos de alto padrão.

Com o novo negócio, os clientes da incorporadora podem adquirir qualquer imóvel construído pela Melnick utilizando as duas maiores criptomoedas do mercado.

Para fazer esse tipo de transação com a empresa, basta criar uma conta no Mercado Bitcoin, a maior plataforma de criptomoedas da América Latina, de forma gratuita.

Caso você já tenha conta em outra corretora, será necessário realizar uma transferência para o Mercado Bitcoin para realizar a compra com a Melnick.

Como funciona o pagamento

Do mesmo modo que as transações desse tipo feitas nos EUA, a operação não é tão diferente de um pagamento à vista.

Assim que fechado o negócio, basta o cliente transferir as criptomoedas para uma carteira (wallet) da imobiliária. Aí, segue a tramitação dos documentos, que são enviados da vendedora para o comprador.

Também não é necessário fazer o pagamento totalmente através de criptomoedas. Você pode compor a quantia da maneira que desejar, podendo dividir em bitcoin, ethereum e real.

Parcelas

O cliente não poderá programar as parcelas com antecedência. Entretanto, a Melnick destacou que a data dos pagamentos futuros podem ser alinhadas entre o comprador e a construtora.

Desse modo, quando o dia escolhido estiver chegando, é necessário entrar em contato com a empresa para fazer a transferência entre carteiras.

Se o cliente desistir da compra do imóvel ao longo do tempo, o procedimento será o mesmo de uma compra comum com a construtora, e a devolução dos valores será feira em real.

Desvantagens de compras com bitcoin

Como todos sabem, o mercado de criptomoedas é uma verdadeira montanha-russa. Essa alta volatilidade também deve ser levada em conta na hora de fechar a compra.

O cliente acaba tendo um espaço menor de negociação quando for adquirir seu imóvel, principalmente em compras feitas em moedas como bitcoin ou ethereum.

Isso porque, a qualquer momento, pode ocorrer uma variação de preço, fazendo com que o poder de compra do ativo digital possa ser comprometido.

Fonte: Seu Dinheiro