Clipping – Money Times – São Paulo registra alta de 15% no valor de imóveis usados em 2021

Um levantamento realizado pelo proptech imobiliária, Kenlo, registrou aumento de 15% no preço médio de imóveis usados na cidade de São Paulo em 2021. Para efeito de comparação, a inflação medida pelo IPCA foi de 10,06% no mesmo período.

Segundo a Kenlo, a região mais valorizada foi a Zona Leste, com uma elevação de 25,8% no valor médio do imóvel. A segunda foi a Zona Norte, com 11,8%.

Já no cenário nacional, os dados da proptech apontam para uma valorização média de 9,5% no preço dos imóveis.

Para o CDO (Chief Data Officer) da Kenlo, André Mattos, a valorização dos imóveis usados demonstra que, em 2021, o setor imobiliário estava aquecido. Na análise do executivo, a alta pode ser explicada pelo grande volume de crédito imobiliário concedido no período.

De olho no Fipezap

Outro indicador que mensura a variação no preço médio dos imóveis é o Índice FipeZap. Com metodologia distinta do levantamento da Kenlo, o indicador registrou uma valorização de 4,13% no preço médio de imóveis residenciais na capital paulista no ano passado.

Enquanto no âmbito nacional, a valorização registrada foi de 5,29% — a maior desde 2014. A elevação no valor médio dos imóveis foi registrada em 47 das 50 cidades monitoradas pelo índice.

Fonte: Money Times