Clipping – Metrópoles – Crise econômica: investir em imóveis nunca será um mau negócio

Ter um imóvel próprio sempre foi o sonho da grande maioria da população, seja pela realização pessoal de conquistar a primeira residência ou simplesmente para garantir uma forma de renda segura com o aluguel. E, mesmo com a recessão, a procura por imóveis aumentou, é o que aponta pesquisa promovida, este ano, pela DataZap. Segundo o levantamento, 60% dos brasileiros acreditam que o panorama atual é positivo para dar esse passo.

Leonel Alves, sócio-diretor da Quadraimob, concorda plenamente. “Estou no mercado há mais de 30 anos, durante esse período, passamos por várias crises econômicas e nunca vi uma pessoa perder dinheiro investindo em imóveis. Os clientes sempre têm retorno pela valorização ao longo do tempo. O bem só vai valorizando e tornando o investimento seguro.”

Outro ponto a ser considerado na compra de um imóvel é a geração de patrimônio. Ou seja, a pessoa paga por algo que será dela. Com os preços do aluguel em alta, alimentados ou pelo IGP-M ou pelo IPCA, indicador de inflação oficial do Brasil e que está subindo mais que o índice FipeZap, comprar um imóvel para locação vem se tornando cada vez mais uma ótima oportunidade.

“Imóvel é sinônimo de segurança e lucratividade com bom retorno, pelo fato de poder receber aluguel pelo bem. A propriedade está sempre em evidência, porque as pessoas precisam de um local para morar, trabalhar, precisam de comércios, e tudo envolve um ponto físico”, ressalta Leonel.

O especialista imobiliário reforça que existe uma grande vantagem de comprar imóveis em construção: não precisar dar o valor integral no ato da compra. “30% de sinal e os outros 70% a construtora facilita até a data da entrega. O cliente tem a facilidade de ir pagando aos poucos. Outra opção é, quando chegar a hora de pegar as chaves, buscar taxas atrativas com agentes financeiros. Bancos com condições especiais de taxas e juros”, explica.

Tendência de imóveis menores e de alto padrão

Eles combinam sofisticação, tecnologia, design luxuoso, baixo custo de manutenção e ainda estão localizados em setores nobres. Destaque como tendência no mercado imobiliário, os apartamentos compactos de alto padrão estão crescendo nos últimos anos e conquistando um público cada vez mais fiel, tanto para quem busca imóveis para morar quanto investidores focados na rentabilidade do aluguel.

Na hora de escolher o tipo de imóvel para fazer o investimento é importante observar alguns fatores. “A propriedade precisa ter três Ps importantes: ponto, preço e planta. Ou seja, boa localização, valor razoável praticado no mercado e ser um imóvel que atenda bem, bem construído e com bons materiais”, destaca Leonel.

Fonte: Metrópoles