Clipping – ND Mais – Plataforma reúne informações de cartórios de registro de imóveis do Brasil

Serviço que vem para facilitar o acesso e sem precisar se deslocar, tudo via on-line. Agora os cartórios de registro de imóveis de todo o Brasil possuem uma plataforma única para atendimento. É possível localizar o registro de propriedades, solicitar certidões, pesquisar matrículas, promover a regularização fundiária e a usucapião extrajudicial.

A criação e implementação é do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis, ONR, que está vinculado a todos Cartórios de Imóveis no país. Para a população em geral, é uma plataforma que centraliza o atendimento digital onde recebe as solicitações de serviços e envia para o cartório de interesse realizar o serviço.

O serviço além de ser muito mais rápido, melhora o trabalho de Corregedorias Gerais de Justiça dos Estados e da Corregedoria Nacional de Justiça, órgãos responsáveis pela fiscalização dos Cartórios.

Além dos serviços eletrônicos, a plataforma permite também, a qualquer usuário, acessar informações dos Cartórios de Registro de Imóveis como endereço, email, telefone de atendimento, assim como a consulta aos valores dos serviços em cada Estado brasileiro, o preenchimento dos requerimentos de registro de pacto antenupcial, averbação de divórcio, cancelamento de cláusulas restritivas, entre outros.

O presidente do colégio registral imobiliário de Santa Catarina,  Luiz Eduardo Freyesleben Silva encara como um avanço, o que realmente é. A pandemia nos possibilitou tornar mais fácil e acessível o que muitas vezes eram necessárias idas e vindas a ações burocráticas e às vezes demorada. Ganha a sociedade e os próprios profissionais e órgãos ligados a essa área.

Fonte: ND Mais