Clipping – GZH – Procura por imóveis de alto padrão cresce durante a pandemia

O cenário econômico da pandemia de coronavírus não impediu que o setor de imóveis de alto padrão registrasse um bom desempenho no primeiro trimestre de 2021, da ordem de 30%. Só a Colnaghi Imóveis registrou um crescimento de 13,2% em relação ao mesmo período de 2020. Assim, o setor manteve o crescimento iniciado no segundo semestre do ano passado e tornou-se uma das principais oportunidades de investimento do momento.

Segundo o diretor-fundador da Colnaghi Imóveis, Paulo Colnaghi, o movimento ocorre pois o mercado de imóveis de alto padrão possui características distintas, capazes de torná-lo independente das variações da economia do país. “Isso faz com que seja possível que o setor se apresente em forte expansão de tempo em tempos, mesmo que os indicadores econômicos estejam em baixa”, explica.

Diante disso, a Colnaghi Imóveis elencou alguns dos principais fatores que explicam o atual cenário e os motivos pelos quais vale a pena investir em imóveis de alto padrão.

Investimento seguro

Com a taxa Selic nos níveis mais baixos da história, aplicações tradicionais de renda fixa deixaram de ser tão atrativas e o risco da renda variável tornou-se elevado. Assim, a compra de imóveis tornou-se um investimento mais seguro e lucrativo para o contexto atual.

Setor em crescimento

O fechamento das fronteiras com diversos outros países e o bloqueio de viagens decorrente da pandemia também fez com que os investimentos no exterior fossem dificultados. Por outro lado, o número de lançamentos de empreendimentos de alto padrão cresceu em 27% no geral do mercado imobiliário brasileiro, segundo o Sindicato da Habitação, o Secovi. A instituição também aponta que o mercado imobiliário de alto padrão cresce a um ritmo de 20% ao ano.

Valorização

Uma grande vantagem de se investir nesse tipo de imóvel é a valorização a longo prazo. Isso significa que o valor de revenda no futuro provavelmente será maior do que o valor da compra.

Se a intenção é comprar um apartamento para investir depois, decidir por um imóvel de alto padrão é uma excelente forma de garantir um bom retorno daqui a alguns anos. Esse segmento é o melhor em atender às necessidades dos compradores e em seguir as tendências, além de estarem, em sua maioria, localizados em regiões de alto desenvolvimento. Dessa forma, quem adquiri-lo estará morando em um lugar moderno com grande potencial de continuar em alta por muito tempo.

Novas necessidades

Além disso, a alta expressiva da demanda por esses imóveis resultou na valorização dos imóveis, que já demonstram adaptações a uma importante parte da nova realidade: home office.

Com a perspectiva de trabalhar em casa, cada vez mais profissionais preferem morar em imóveis com uma configuração diferente. Além da necessidade de um ambiente para o escritório, a pandemia despertou o desejo de mais conforto no lar. Quem mal ficava em casa antes, hoje descobriu que pode curtir o espaço doméstico como um local de lazer e de trabalho ao mesmo tempo.

Isso aumentou a procura por imóveis com metragens maiores, com mais ambientes, bem arejados e iluminados e com área externa. Características que costumam ser facilmente encontradas em imóveis de alto padrão.

Outras vantagens incluem ainda materiais inovadores usados na construção, exclusividade com assinatura de arquitetos e designers, trazendo uma identidade única a cada imóvel. Isso tudo aliado ao ótimo momento do segmento, tornam o investimento em imóveis de alto padrão uma boa opção para os tempos de pandemia.

Fonte: GZH