Clipping – Estadão – Dicas para escolher a melhor planta de kitnet dos programas habitacionais

  • Post author:
  • Post category:Notícias

Os programas habitacionais possuem vários tipos de plantas que contemplam perfis de diversos tipos: solteiros em busca do primeiro imóvel, recém-casados, casal com o primeiro filho e outros. Para casais e pessoas que desejam sair da casa dos pais, a planta de kitnet é a solução mais procurada, pois é compacta e preserva a funcionalidade e aconchego do lar. Mas nem toda planta pequena é igual. Por isso, é fundamental observar as opções disponíveis no mercado imobiliário e definir qual versão melhor se adequa à sua rotina de vida.

A melhor planta de kitnet para você não necessariamente é a mesma para outra pessoa. O que vai influenciar é o seu estilo de vida e suas necessidades cotidianas. Mas, é claro que existem algumas características em comum que todo adquirente deve levar em consideração, pois elas influenciarão diretamente na efetividade do patrimônio.

Confira as áreas comuns que o local oferece

As áreas comuns são consideradas uma expansão da kitnet, então, além de avaliar a planta da unidade em si, é fundamental analisar quais áreas comuns o condomínio disponibiliza e se elas atendem suas expectativas. É possível ter lavanderia, bicicletário, churrasqueira, academia, salão de festas, cinema, espaço gourmet, dentre outros ambientes de uso coletivo.

Quando se faz um investimento como este, é preciso pensar nos seus objetivos a médio e longo prazo, então, considere quais áreas seriam importantes para o seu estilo de vida futuro também, para que o imóvel atenda suas necessidades durante anos. Como casal recém-casado, por exemplo, é preciso considerar o aumento da família. Dispor de uma brinquedoteca e um parquinho, portanto, pode ser importante.

Disposição dos ambientes

Ao ter acesso à planta da kitnet, procure observar se as áreas molhadas (cozinha e banheiro) estão dispostas em locais de boa ventilação. Quanto à sala e aos quartos, veja se são atendidos pela iluminação natural, pois esse fator é crucial para transmitir a sensação de bem-estar, com luminosidade e ventilação adequadas. Além disso, considere seu estilo. Algumas pessoas, por exemplo, não gostam de banheiro muito próximo à cozinha ou de a cozinha ser o primeiro cômodo visível ao adentrar o imóvel.

Observe o tamanho da kitnet

Assim como há diversas disposições de cômodos e mudanças nas áreas comuns, o tamanho da tipologia também pode variar. É possível encontrar plantas de 20 a 40 m² no mercado imobiliário. Além de considerar a metragem total, você deve lembrar que a melhor planta é aquela que distribui essa metragem de forma efetiva de acordo com as suas necessidades.

Se pretende cozinhar bastante, a cozinha precisa ter um espaço mais amplo. Se gosta de receber visitas, então é importante que a metragem da kitnet valorize esse espaço. Em tempos de home office, considerar uma unidade com um espaço para montar um escritório talvez seja uma excelente alternativa.

Fonte: Estadão