Clipping – Extra – Queda de juros está impulsionando os financiamentos imobiliários mesmo na crise

Mesmo com a crise do novo coronavírus, o número de imóveis financiados deu um salto de 42% de janeiro a agosto, segundo dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança). Apesar da queda na renda da população, a redução da taxa de juros está ajudando quem já estava se planejando em fazer a compra da casa própria.

A redução da taxa básica de juros para 2% ao ano levou a uma queda de 0,59 pontos percentuais nas taxas mínimas médias cobradas no financiamento habitacional nos cinco grandes bancos. Hoje a taxa mínima atrelada a TR dos bancos está, em média, em 6,7% ao ano — uma redução de 8% em relação a taxa de agosto. A possibilidade do financiamento atrelado ao IPCA também reduziu as taxas de juros efetivas nesse momento.

Para Cláudio Hermolin, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-RJ), a redução nas taxas de juros está impulsionando o setor:

— Estamos vendo uma retomada do setor agora no terceiro trimestre. As taxas de juros mais baixas, e assim, a redução do custo de crédito habitacional, tem sido um alavancador importante.

 

Confira os juros atuais dos bancos

Banco do Brasil

Operações indexadas a TR (taxas a partir de 6,39% ao ano ) e IPCA (taxas a partir de 3,45% ao ano). Taxas variam conforme perfil do cliente, prazo do financiamento e relacionamento com o BB;

Caixa

A partir de 6,5% ao ano, na modalidade indexada pela TR; 2,95% ao ano na modalidade indexada ao IPCA e 8% ao ano na modalidade préfixada.

Itaú

A partir de 6,9% ao ano + TR (para todos novos contratos feitos nesta modalidade).

A partir de 5,39% ao ano (valores atuais na nova linha que usa o rendimento da poupança como indexador

Santander

A partir de 6,99% ao ano + TRc

Fonte: Extra

Deixe um comentário