Clipping – Gazeta do Povo – Gestão estratégica da inovação no mercado imobiliário: por onde começar?

Quais as empresas mais inovadoras no Brasil em 2020? O Prêmio Valor Inovação do Brasil, realizado nesse mês, apresentou o ranking das 150 empresas que estão na vanguarda do assunto no país, resultado da pesquisa conduzida pela Strategy&, da PwC, Valor Econômico e Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI).”

Intitulada “Competências do Futuro”, a pesquisa avaliou os cinco pilares da cadeia de inovação das empresas: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento. Ainda, destacou os desafios impostos pela pandemia quanto aos investimentos previstos para a área de pesquisa e desenvolvimento e às novas soluções para lidar com o atual contexto.

A Natura foi a empresa número um em inovação nesse ano. Entre as 150 empresas melhores classificadas, apenas 4 são da área de construção e engenharia. Entre elas, a melhor colocada é a MRV, na 37ª posição. A pesquisa indica que ainda há muito espaço para a inovação na construção civil e no mercado imobiliário.

Segundo o engenheiro civil – que está entre os pioneiros do BIM [Building Information Modeling] no Brasil -, Tiago Francisco da Silva, a inovação sempre esteve presente no mercado imobiliário como vantagem competitiva, seja nos formatos de empreendimentos, no marketing de produtos, na venda de imóveis ou na contratação de construtoras.

“No entanto, agora a inovação passa a ser a peça-chave na essência do negócio da empresa. Se antes definia-se uma tipologia específica de produto e apenas era acrescentada a inovação como diferencial, agora, vemos cada vez mais os produtos serem concebidos como inovadores”, compara.

Isso significa que a inovação ganha um novo status no mercado imobiliário, tão importante quanto recursos financeiros e humanos, marketing, vendas e operação. “A partir da inovação, as empresas conseguem desenvolver estratégias mais sofisticadas, reduzindo os riscos para atingir as suas metas”, defende Silva.

Para tanto, de acordo com o engenheiro civil e pioneiro em BIM no Brasil, assim como investimento, é importante compreender a dinâmica da inovação. “Como conseguir ou criar, como investir em projetos internos ou externos de inovação, como controlar a inovação, como fomenta-la e, então, inseri-la na estratégia da empresa”, cita.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe um comentário