Clipping – Valor Investe – Preço dos imóveis sobe menos que a inflação. Veja quais as cidades mais baratas

 

O preço dos imóveis residenciais até aumentou no mês de julho, mas acabou ficando 0,08% da inflação do período, segundo o índice FipeZap, que monitora anúncios de imóveis em 50 cidades do país.

No acumulado do ano, de janeiro a julho, os preços de casas e apartamentos subiram 1,39% ante a taxa de 0,46% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) previsto para o período.

Nos últimos 12 meses, no entanto, os preços dos imóveis residenciais seguem 1,13% abaixo da inflação.
Esses empreendimentos, que passaram por boom de alta de preços em de 2009 a 2014, vêm enfrentando dificuldade para se valorizar novamente. O processo vem sendo lento.

Mas em 2020, o mercado imobiliário ensaia recuperação, com as taxas de financiamento imobiliário na baixa histórica e maior saldo de poupança liberada para empréstimo, a expectativa é de que o setor se aqueça novamente.

O Rio de Janeiro, que vinha sofrendo anos de desvalorização, já acumula alta nominal (aquela que não leva em consideração a inflação) de 0,26% este ano. Ainda abaixo da inflação, mas mostra algum avanço. São Paulo teve valorização média de 1,98% em 2020.

Deixe um comentário