Clipping – Gaúcha ZH – Fechados devido ao coronavírus, cartórios disponibilizam serviços online

Saiba como solicitar certidões, visualizar matrículas e consultar informações via internet

Com os decretos do governo do Estado do Rio Grande do Sul e da prefeitura de Porto Alegre, os cartórios da Capital estão com atividades encerradas temporariamente para evitar a proliferação do coronavírus. No entanto, alguns serviços podem ser realizados via internet, mediante pagamento de taxa. Confira abaixo quais serviços podem ser acessados em cada plataforma:

Registro Civil

No portal Registro Civil, podem ser solicitadas certidões de nascimento, casamento e óbito. No mesmo site, é possível realizar a pesquisa de registros e solicitar documentos físicos e digitais.

Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados

No Censec (censec.org.br), podem ser feitas buscas de testamentos e de escrituras públicas de divórcios e separações. Inventários e partilhas podem ser realizadas.

Cartórios de Imóveis do Rio Grande do Sul

Os serviços de registro de imóveis estão disponíveis no Portal CRI (cri-rs.com.br) e permitem as solicitações de certidões imobiliárias, visualização de matrícula (registro original do imóvel) e pesquisa de propriedades.

Cartórios de Protesto

Pelo site cenprotnacional.org.br, onde é possível consultar gratuitamente CPFs e CNPJs, pedir certidões, encaminhar dívidas a protesto, cartas de anuência, bem como realizar o cancelamento de dívidas e o pagamento de boletos bancários.

Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas

Para acessar os serviços de pessoas jurídicas, o usuário deve acessar rtdbrasil.org.br, onde se pode realizar o upload de documentos, assinar, enviar, acompanhar e pagar o registro online.

Fonte: Gaúcha ZH

Deixe um comentário