IRIRGS realiza reuniões para debater últimos detalhes do E-Protocolo

O Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) realizou, durante esta semana, reuniões para discutir os últimos detalhes do módulo de E-Protocolo da Central de Registro de Imóveis (CRI-RS). O novo módulo deve entrar em funcionamento já nas próximas semanas.

Na segunda-feira (13.01), membros da Comissão da CRI-RS reuniram-se com representantes da Sky Informática para alinhar os detalhes do E-Protocolo, como ajustes a serem feitos, desenvolvimento, etc.

O E-Protocolo é a porta de entrada dos documentos eletrônicos ao sistema de registro, ou seja, é por onde os documentos eletrônicos entram na CRI-RS. A vantagem do módulo de recepcionar os documentos eletrônicos possibilita que um usuário possa iniciar o processo de registro de um imóvel diretamente pela plataforma da CRI-RS. O solicitante envia os documentos assinados digitalmente e então o cartório respectivo recebe e dá prosseguimento ao ato. Segundo o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e membro da Comissão da CRI-RS, Cláudio Nunes Grecco, “esse direcionamento será feito por qualquer usuário, mas os notários serão parte fundamental no processo”.

Já na quarta-feira (15.01), a reunião foi realizada com a participação de tabeliães, que foram os primeiros a testar este módulo de registro de títulos.  Na ocasião, os membros da entidade demonstraram como são realizados alguns serviços na ferramenta, como cadastro de colaboradores, via CPF e e-mail, também a ativação ou desativação de status, dentre outros.

Participaram das reuniões, o presidente do Colégio Registral do RS e membro da Comissão da CRI-RS, Cláudio Nunes Grecco, o coordenador da CRI-RS e 1º tesoureiro do IRIRGS, Paulo Ricardo de Ávila, o assessor administrativo financeiro do IRIRGS, Lucas Costa, os técnicos de informática do IRIRGS Alexandre Jardim e Almir Ferrari, o representante da Sky Informática, Fabrício Müller, o tabelião de notas do 14º Tabelionato de Notas de Porto Alegre e presidente da Fundação Escola Notarial e Registral (Fundação Enore), Ricardo Kollet, além do coordenador de Tecnologia e Desenvolvimento da CRI-RS e secretário do IRIRGS, Erik Esswein Müller e a representante da Sky Informática Rubine Teixeira, de forma online.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário