Reunião do IRIRGS com Sky Informática define novas orientações e realiza feedback das atividades

Na tarde de quarta-feira (18.12), o Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) realizou uma reunião com a Sky Informática, empresa desenvolvedora da Central de Registro de Imóveis (CRI-RS), para definir novas orientações e realizar um feedback das atividades do ano. O encontro ocorreu na sede da entidade, na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre.

Uma das primeiras definições da reunião foi com relação ao novo cargo, de coordenador para a parte de Tecnologia da Informação (TI) e desenvolvimento da CRI-RS, que ficará agora sob responsabilidade do secretário Erik Esswein Müller. Müller deverá contar com apoio da equipe de TIs do instituto, Alexandre Jardim e Almir Ferrari, além do assessor administrativo financeiro Lucas Costa.

Na ocasião, Fabrício Müller, representante da Sky Informática, relatou que é necessário que a equipe da CRI-RS decida, de forma urgente, quais atos deverão constar na nova proposta do QR Code. Essa nova proposta surgiu após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ter realizado uma inspeção na Corregedoria-Geral da Justiça do Estado (CGJ-RS) e informado que o QR Code atualmente implementado no Estado, que apenas faz a validação do ato através do selo e não apresenta informações detalhadas do ato em si, estaria precário.

A solicitação do órgão foi para que fosse ampliada a validação existente e que os dados que estejam no QR Code possibilitem atestar a validade e o conteúdo. Em reunião com o juiz-corregedor Maurício Ramires, ficou estabelecido que, em um prazo de até 15 dias, as entidades de classe gaúchas deverão encaminhar à CGJ-RS um documento técnico sobre como realizar esta implantação.

Desta forma, as centrais eletrônicas precisam decidir sobre quais os dados que serão exibidos. Segundo Müller, a ideia é que ainda nesta semana se possa apresentar qual modelo a CRI-RS deverá seguir.

Ainda, foi definido que deverão ser realizadas reuniões de Sprint Planning Meeting a cada 15 dias, na sede da Sky, para definir tarefas de desenvolvimento e prazos para execução. Os presentes também discutiram sobre a entrada de agentes externos nos ambientes de publicação e de desenvolvimento da CRI-RS, o desenvolvimento do módulo do E-Prot, a criação do Colégio do Registro de Imóveis do Brasil (CORI-BR), dentre outros temas de interesse interno.

Por fim, foi realizado um feedback das atividades e ações em desenvolvimento do ano, relativas à CRI-RS e a empresa desenvolvedora.

“Vamos fechar o ano muito bem e já temos novas metas para 2020”, concluiu a vice-presidente, Denize Alban Scheibler, que assume a presidência da entidade em janeiro.

Participaram da reunião o coordenador da CRI-RS e 1º tesoureiro do IRIRGS, Paulo Ricardo de Ávila, o assessor administrativo financeiro, Lucas Costa, o TI Almir Ferrari, o representante da Sky Informática, Fabrício Müller, além do presidente Cláudio Nunes Grecco, a vice-presidente Denize Alban Sheibler, o secretário Erik Eisswein Müller e a representante da Sky Informática Rubine Teixeira, de forma online.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário