Clipping – Clic Camaquã – Reunião debate a regularização fundiária no interior de Camaquã

Moradores do Assentamento Boa Vista debateram o tema junto a membros dos poderes Executivo e Legislativo, acompanhados do superintendente do Incra

Na tarde desta terça-feira (19.11), o vereador Vinícios Araújo (MDB), acompanhado de membros do Poder Executivo estiveram reunidos com produtores rurais do Assentamento Boa Vista. A reunião serviu para discutir os avanços da regularização fundiária do assentamento, composto por 33 famílias que vivem exclusivamente da agricultura familiar. Participou ainda o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS), Tarso Teixeira.

Teixeira fez uma exposição geral sobre a atuação do Instituto e as ações de sua gestão a frente da Superintendência, seu posicionamento em lutar pelo direito à propriedade dos assentados. Momento em que foram sanadas as dúvidas dos agricultores, perguntas foram respondidas para orientar informações desencontradas.

O objetivo da reunião foi de envolver o Executivo Municipal em serviços de atualização cadastral para emissão de titulação das propriedades, reafirmar o compromisso assumido pelo vereador na destinação de recursos estimados em R$ 25 mil, por meio de emenda impositiva a Prefeitura para contratação e execução do serviço de georreferenciamento, a qual deve acontecer ainda este mês.

Ainda em tempo, foi apresentado aos presentes a assinatura da ACT – Acordo de Cooperação Técnica, a ACT firmado com o Incra, as entidades públicas vão contribuir no desenvolvimento dos assentamentos, com a criação de projetos produtivos e prestação de assistência técnica às famílias assentadas.

Ao término da visita, foi comunicado as famílias presentes que tramita junto aos órgãos do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário projeto do Poder Executivo na busca de recursos financeiros para manutenção da Estrada do Passo do Capitão Jango, principal via de acesso ao assentamento Boa Vista, visando qualidade e segurança no desenvolvimento rural da localidade, o projeto contempla o valor de R$ 350 mil aproximadamente, que em breve deverá estar à disposição do Município.

Fonte: Clic Camaquã

Deixe um comentário