Sindiregis: Seminário Central reúne cerca de 90 pessoas em Não-Me-Toque (RS)

O Seminário Central, evento promovido pelo Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDIREGIS) no último sábado, dia 26, reuniu cerca de 90 pessoas em Não-Me-Toque. Além do município sede, estiveram presentes registradores e colaboradores de outros 30 lugares – desde cidades próximas a locais mais distantes no Estado.

O evento, que contou com o apoio e a participação da Arpen Brasil, levou ao público debates e atualizações importantes, com destaque às centrais de registro. Segundo o presidente do sindicato, Calixto Wenzel, o evento foi um sucesso e levou questões de grande importância ao público: “Foi a segunda vez que estivemos no município. E, mais uma vez, saímos realizados. Tivemos uma ótima recepção e o público esteve bastante atento e participante. Esperamos repetir a proposta em breve”, destacou.

Registro Civil

A Central do Registro Civil do Estado do RS (CRCRS) e a CRC Nacional foram tratadas em um painel que reuniu o presidente Calixto Wenzel; o presidente da Arpen Brasil, Arion Toledo Cavalheiro Júnior; o supervisor do Suporte da CRC Nacional, Humberto Briones; e o assessor presidencial Felipe Carneiro e o responsável técnico, Gustavo Cervi – integrantes da Comissão Gestora da CRCRS.

Para o presidente da Arpen Brasil, os encontros regionais são muito importantes porque agregam às pessoas. “Conseguimos levar novidades aos colegas e tudo que está acontecendo em âmbito nacional, como provimentos e questões do CNJ”, disse. Já Humberto Briones destacou a integração dos Estados: “Não adianta trabalhar o envio de certidões só dentro do Estado. A certidão pode estar no Rio de Janeiro, em São Paulo e essa integração é importante por conta disso: facilitar o acesso ao cidadão, principalmente o acesso a segundas vias de certidões.”

Mais discussões

A Central de Registro de Imóveis (CRI-RS) também teve destaque no evento. Apresentou a plataforma, lançada ao público externo em outubro, o presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Cláudio Nunes Grecco. Outro painel voltado à categoria teve como foco os Ofícios da Cidadania, conduzido pelos presidentes do SINDIREGIS e da Arpen Brasil.

Além das discussões específicas da classe, o evento teve também um momento destinado a uma palestra externa, com o tema “O Profissional do Futuro”. Alexandre Garcia, doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor universitário em programas de pós-graduação, fez uma análise das variáveis que impactam os negócios e do perfil do novo profissional – também aplicável às serventias extrajudiciais.

O tesoureiro-geral do SINDIREGIS, Edison Ferreira Espindola, anfitrião em Não-Me-Toque, comemora a realização do Seminário Central no município –o terceiro do qual tem lembrança: “Não-Me-Toque fica em uma região mais central, com cidades de grande potencial econômico. É bem apropriado para interiorizar essas reuniões com os colegas do Rio Grande do Sul.” O tesoureiro-geral agradeceu também a Sementes Roos, que disponibilizou o auditório para a realização do Seminário Central.

Participações

Estiveram presentes no evento ainda os conselheiros fiscais Joice Denize Menezes e Paulo Rosimar de Menezes; o conselheiro de Ética Donato Thomas; os assessores jurídicos Wanderley Marcelino e Vera Lúcia Feijó; o assessor presidencial Marcos da Costa Rodrigues e o representante da ExtraJud Leo Almeida. A Arpen/RS esteve representada pela diretora Cultural e de Lazer, Silvia Regina de Assumpção Carbonari; e pelo conselheiro fiscal Antônio Luis Carbonari. Após as atividades, aconteceu no CTG Galpão Amigo um momento de confraternização.

Acesse o álbum de fotos do evento clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SINDIREGIS

Deixe uma resposta

Fechar Menu