IRIRGS reúne-se com MP/RS e Sky Informática para tratar de desenvolvimento de novos serviços da CRI-RS

O Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (21.08), com representantes do Ministério Público Estadual (MP/RS) e Sky Informática, para tratar sobre o desenvolvimento de novos serviços e módulos da Central dos Registradores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS). O encontro, que ocorreu na sede da entidade, em Porto Alegre, também debateu ajustes no convênio do órgão público para utilização da plataforma.

Na ocasião, o presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, lembrou que só é considerada proprietária a pessoa que de fato registra o imóvel e ressaltou como a CRI-RS pode ser importante nas investigações do Poder Público. “Agora, pelas ferramentas que nós temos, facilita muito. Acho que o sistema está funcionando a contento e tende a melhorar”, relatou.

Segundo o promotor de Justiça e assessor jurídico do MP/RS, Neldo Augusto, “a ideia é integrar a CRI-RS nos nossos sistemas para que o usuário não precise acessar vários sistemas ao mesmo tempo ao realizar as pesquisas”.

Foram debatidas as necessárias adequações a serem feitas na CRI-RS, a pedido do MP/RS, como a criação de relatórios de auditoria, o controle de usuários e o monitoramento do acesso de servidores. Foi definido que a Sky Informática enviará para análise, na próxima semana, uma planilha de informações que, depois de aprovada, deverá ser disponibilizada em uma tela na plataforma para o órgão público ter acesso. Os dados que a instituição solicita são para fins de vistoria e supervisão de atividades, como obter acesso ao que cada servidor acessou, qual usuário, período, cartório e matrícula.

Participaram da reunião também o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Inteligência do MP/RS, Marcelo Tubino, a vice-presidente do IRIRGS, Denise Alban Scheibler (online), o secretário administrativo do IRIRGS, Lucas Costa, além dos representantes da Sky Informática, Rubine Teixeira e Fabricio Muller.

 

Desenvolvimento e ajustes de módulos da CRI-RS

Pela tarde, os membros do IRIRGS e da Sky Informática reuniram-se novamente para definir os ajustes técnicos que serão desenvolvidos na CRI-RS. O encontro contou ainda com a presença do coordenador da CRI-RS e tesoureiro do IRIRGS, Paulo Ricardo de Ávila.

Na oportunidade, os representantes do IRIRGS passaram à Sky Informática os ajustes que devem ser feitos na plataforma, bem como o desenvolvimento de alguns serviços específicos. As adequações também visam atender o solicitado por demais instituições, via convênios que foram firmados entre a entidade e outros órgãos públicos, como a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os participantes definiram prazos para a conclusão de módulos em desenvolvimento, debateram sobre serviços que aguardam validação e demais ações pendentes, além das notificações a serem enviadas para a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (CGJ-RS) referentes ao atraso na entrega dos serviços. A ideia é que a ferramenta esteja com todos os ajustes concluídos até o dia 10 de outubro, data prevista para o lançamento oficial.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário