Regularização fundiária e mediação e conciliação em cartórios serão abordados em evento em Santo Ângelo no dia 16.08

Terceira edição do projeto Caravana Registral visa informar a comunidade sobre os novos serviços prestados pelos cartórios gaúchos próxima sexta-feira (16.08)

 

A nova Lei de Regularização Fundiária, nº 13.465/2017, que dispõe sobre assentados da reforma agrária, as centrais eletrônicas que possibilitam a efetivação de serviços de registro de imóveis de forma online e os procedimentos de mediação e conciliação em cartórios serão alguns dos temas abordados durante a 3ª edição da Caravana Registral – Debates Registrais e Notariais da Região das Missões e Noroeste. Organizado pelo Colégio Registral do Rio Grande do Sul, o evento vai ocorrer nesta sexta-feira (16.08), no recém-inaugurado Hotel Villas, em Santo Ângelo/RS.

A iniciativa é uma das propostas da atual gestão da entidade, presidida por João Pedro Lamana Paiva, e tem por objetivo estreitar os laços entre os profissionais dos cartórios gaúchos e a comunidade. A ideia é levar informações sobre os novos serviços extrajudiciais e prestar auxílio sobre diversos temas do cotidiano. Para Lamana Paiva, a Caravana é também uma forma de mostrar à sociedade “quem somos, o que fazemos e o que representamos”.

O encontro será ainda uma oportunidade para troca de conhecimentos entre profissionais do segmento extrajudicial, além de uma possibilidade do público de participar gratuitamente das discussões de temas sob a perspectiva da desjudicialização de atos.

Na programação estão previstos debates sobre retificações no Registro Civil de Pessoas Naturais, registro de Sociedade Simples no Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ), consolidação da Central dos Registradores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS), georreferenciamento, compartilhamento de dados no Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter), adequações dos cartórios para as políticas de segurança de dados, além dos marcos legais que regulamentam a mediação e conciliação extrajudicial no Brasil.

A primeira edição do projeto ocorreu em abril de 2018, no município de Chuí, e contou com a presença de cerca de 60 pessoas. Já a última edição ocorreu em agosto de 2018, na cidade de Não-Me-Toque, e teve a participação de mais de 120 pessoas.

Serviço
O que: 3ª edição da Caravana Registral
Onde: Hotel Villas – Rodovia RS 344, nº 7.355, KM 985, bairro Ortis, Santo Ângelo/RS
Quando: 16.08.2019
Horário: Das 9h às 18h15
Programação: Clique aqui e confira na íntegra
Inscrições: Gratuitas, mediante preenchimento de formulário. Clique aqui para preencher

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário