AL/RS: Deputado pede abertura de Registro de Imóveis em Rio Grande e força-tarefa para acelerar análise de processos (RS)

O deputado Fábio Branco (MDB) esteve reunido nesta quarta-feira (07) com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro. Durante o encontro, dois assuntos foram discutidos: a instalação de um Cartório de Registro de Imóveis em Rio Grande e a realização de uma força-tarefa para agilizar a análise e sentença de processos judiciais na Comarca de São José do Norte.

Atualmente, Rio Grande conta com apenas um Cartório de Registro de imóveis, enquanto cidades de porte semelhante, como Pelotas, contam com mais de uma opção. “No passado, fizemos um levantamento e apontamos a necessidade de um segundo cartório, em função da demanda que Rio Grande possui. Nossa intenção é retomar essa discussão”, explicou Fábio.

Já em relação a São José do Norte, a preocupação é em razão do elevado número de processos, que aguardam a análise de apenas um juiz. “No caso de São José do Norte, o ideal seria a criação de uma segunda vara. No entanto, o presidente do Tribunal de Justiça afirmou que atualmente o Judiciário tem déficit de pessoal, o que impede que isso aconteça. No entanto, ele deixou aberta a possibilidade da realização de uma espécie de mutirão para ampliar a capacidade de análise dos processos”, explicou Fábio.

Também participaram da reunião, o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Carlos Cini Marchionatti, e o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, José Antônio Coitinho.

Fonte: AL/RS

Deixe um comentário