Governo do Estado: Espaço referência em proteção do patrimônio cultural é inaugurado em Porto Alegre

Construído para ser um ambiente de referência na educação, gestão e proteção do patrimônio cultural, o Espaço Iphae Patrimônio RS foi inaugurado nesta quinta-feira (25/7), em Porto Alegre.

O novo local representa um avanço na trajetória da preservação do patrimônio cultural do Estado, pois abre nova frente de atuação para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (Iphae). Possibilita, ainda, o desenvolvimento de atividades de educação no âmbito do patrimônio material e imaterial voltadas à comunidade, fomentando a reflexão sobre o processo de preservação, conservação e restauração.

Batizado de Sala Briane Bicca, o espaço fica dentro do Solar Conde de Porto Alegre, prédio que foi testemunha de importantes episódios da história do Rio Grande do Sul, como a Revolução Farroupilha e a Guerra do Paraguai.

Morada típica da aristocracia, o número 363 da Rua General Canabarro, no Centro Histórico foi delegacia de polícia durante os períodos de ditadura militar; local de repressão política; sede temporária do Fórum Social Mundial; escritório de concepção do Fórum e do Acampamento da Juventude; e, finalmente, o atual Centro Cultural Solar do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS).

O prédio foi doado pelo Estado há quase 25 anos. Entre as contrapartidas, a Lei 10.337/1994 determina a destinação de um espaço para a promoção de eventos culturais sob a coordenação da Secretaria da Cultura (Sedac).

O governador Eduardo Leite esteve presente e destacou a importância que dá na sua gestão à área dedicada à cultura, mencionando a recriação da pasta. “Agradeço à nossa equipe da Secretaria da Cultura e do Iphae pela dedicação que estão tendo e pelos resultados positivos que já estão sendo alcançados, com espaços privilegiados para destacarmos o patrimônio histórico e cultural”, ressaltou.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, reiterou o objetivo de buscar otimizar o serviço e o trabalho da Sedac, com sua refundação, e também agradeceu às equipes que trabalham pela preservação do nosso patrimônio. “No início do governo refundamos a Sedac. Nosso primeiro edital do FAC foi voltado para a educação patrimonial, que será reeditado todo ano. E por falar em preservação, estou muito feliz porque, de um canto a outro do Estado, nos dias 17 e 18 de agosto, os municípios estarão integrados na programação do Dia do Patrimônio”, acrescentou a secretária.

Homenagem

O espaço presta uma homenagem a arquiteta e urbanista porto-alegrense Briane Bicca, que morreu no ano passado. Briane trabalhou pela preservação da história e memória do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico nacional e teve atuação marcante no fortalecimento das políticas para a preservação do patrimônio cultural no país.

Atividades

Veja o que está previsto no Espaço Iphae:

– Série Patrimônio: apresentação permanente de trabalhos desenvolvidos na área do Patrimônio Cultural pelos Municípios do RS

– Série Educação Patrimonial: oficinas, rodas de conversas, encontros, dinâmicas com abordagem educativa de temas relativos a Memórias e Patrimônio Cultural

– Série Restauro: apresentação de casos de intervenções de manutenção, conservação, zeladoria e restauração em bens culturais materiais móveis e imóveis

– Série Estudos: apresentação de trabalhos na área do Patrimônio Cultural produzidos em faculdades, universidades, instituições de pesquisa e outros

– Série Exposições: exposições temáticas na área do Patrimônio Cultural

Conheça o espaço IPHAE Patrimônio RS

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Deixe um comentário