ITI – ITI lança vídeo explicativo sobre certificado digital ICP-Brasil

Você conhece o certificado digital ICP-Brasil? O documento eletrônico identifica o cidadão ou empresa em ambiente digital garantindo segurança na troca de informações e plena validade jurídica. Tudo isso a partir de uma robusta tecnologia aplicada a uma infraestrutura operada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. As informações fazem parte do vídeo institucional sobre certificação digital, lançado pelo ITI nesta segunda-feira, 24 de junho.

O diretor-presidente do ITI, Marcelo Buz, destaca o vídeo como um esforço de comunicação do ITI pra disseminar a importância da certificação digital em um cenário em que a digitalização de serviços, tanto públicos quanto privados, se destaca no relacionamento dos cidadãos com empresas e governo. “Estamos criando ambientes para simplificar e facilitar os processos de emissão do certificado digital para que todos os cidadãos tenham nele a segurança da sua identificação e a garantia jurídica na atuação em ambiente digital. Acredito estarmos nos aproximando do momento em que todos os serviços serão providos digitalmente com o uso do certificado digital ICP-Brasil, único que permite a assinatura digital”.

Atualmente, há cerca de 8 milhões de certificados digitais ativos no Brasil. E o cenário é de expansão: nos últimos meses, o mercado registrou crescimento de mais de 30%. Até maio de 2019, foram emitidos 2.211.789 certificados, enquanto que de janeiro a maio 2018 foram 1.674.252.

O vídeo está disponível para download aqui.

Fonte: ITI

Deixe um comentário