IRIRGS e Colégio Registral do RS assinam convênio com Seplag para utilização da CRI-RS

O Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) e o Colégio Registral do Rio Grande do Sul assinaram, durante a tarde desta quarta-feira (19.06), um convênio com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado (Seplag/RS) para utilização dos serviços da Central dos Registradores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS). 

A assinatura contou com a presença da secretária de Planejamento do RS, Leany Lemos, além dos presidentes do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, e do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Cláudio Nunes Grecco. 

O Termo de Cooperação tem por objetivo fornecer ao Departamento de Patrimônio do Estado (DEAPE) o acesso à CRI-RS, visando a obtenção de buscas, pesquisas, visualização de matrículas e certidões necessárias à organização do acervo patrimonial imobiliário do Rio Grande do Sul. A ideia é que, com o acesso à CRI-RS, o órgão possa trabalhar na atualização do imobiliário do Estado de forma mais eficaz.

Na ocasião, Leany Lemos falou sobre a receptividade que as ações do Governo Estadual têm perante a sociedade e comentou ainda sobre a importância do convênio entre o órgão e as entidades para fortalecer o trabalho e a equipe.

“Acho excelente e espero que nossas relações andem sempre nesse bom caminho que temos andado. É preciso reconhecer aquilo que é bom e dar continuidade, fortalecer as boas ações independente de governo, pois são ações de Estado. Nesse caso, saber quem é o dono do bem é importante para modelar os negócios como, por exemplo, o desenvolvimento da área do Cais Mauá. Quanto mais rápida a informação, mais rápida a ação”, disse.

A secretária ainda falou que uma das diretrizes do Governo Estadual é buscar a desburocratização e este trabalho ganha um bom impacto para a sociedade.

O presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, parabenizou a secretária e a equipe pelas ações tomadas à frente da Seplag/RS e enfatizou ser um prazer recebê-la na Casa do Registrador Gaúcho, local que congrega registradores de todas as especialidades. “Além da boa vontade que estão tendo, em todos aspectos, a formação da equipe é muito boa. Não podemos ser ‘truncadores’ de negócios. A ideia é seguir alimentando o Poder Público com escrituras e matrículas, visando auxiliar na atualização dos ativos do Poder Público Estadual”, relatou, comentando ainda do convênio que as entidades possuem com a Prefeitura de Porto Alegre para o mesmo fim.

O presidente do IRIRGS, Cláudio Nunes Grecco, enfatizou que o trabalho dos registradores é feito diuturnamente, não sendo muito conhecido pela sociedade, que muitas vezes desconhece o outro lado da titularidade de um cartorário, o da prestação de serviços.

Já a subsecretária do Patrimônio, Vânia Knackfuss Gonçalves, acrescentou que foi realizada um curso para os servidores do DEAPE, com o objetivo de qualificar os profissionais nos serviços registrais, principalmente com relação ao patrimônio ativo do Estado. O curso possuía quatro módulos e foi concluído em janeiro deste ano (leia mais).

Participaram ainda da assinatura, a subsecretária do Patrimônio, Vânia Knackfuss Gonçalves, o diretor do Patrimônio, Vinícius Ioppi, a chefe de Escrituração e Contratos, Daniela Beling, também os assessores da Extrajud, Cassiano Teló de Lima e Tiago Machado Burtet.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário