Colégio Registral do RS realiza Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas a associados

  • Post author:
  • Post category:Notícias

Com o objetivo de realizar uma prestação de contas da atual gestão (biênio 2018 – 2019), o Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizou, na tarde da última quinta-feira (29.11), a Assembleia Geral Ordinária (AGO) anual da entidade. A AGO contempla todos os eventos e ações realizadas pela instituição durante o ano, por meio de sua presidência e Diretoria, sendo voltada principalmente para os associados.

Na ocasião, o presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, realizou uma apresentação, expondo aos presentes todas as conquistas da entidade durante o ano, principais pleitos, eventos e atividades promovidas, realizando um balanço de gestão. “A nossa atividade, que faz uma representação firme, valoriza muito o nosso trabalho. Hoje é um dia de muito trabalho, que deve ficar marcado em cada um de nós pela sua importância. Por incrível que pareça já se passou um ano de atividades”, comentou, agradecendo a presença de todos participantes.

Lamana Paiva iniciou a exposição demonstrando o plano de trabalho proposto no momento de sua posse, no final de 2017, contemplando os passos já percorridos e os pretendidos pela entidade. Dentre as metas traçadas no plano de trabalho definidas como prioritárias, todas foram ou estão sendo alcançadas, sendo elas: a autorização para o início do funcionamento da Central dos Registradores de Imóveis (CRI-RS), a definição de um Planejamento Estratégico de Comunicação Social, e a continuidade da implementação do Planejamento Orçamentário.

Em seguida foi apresentado um relatório da Assessoria Jurídica da entidade, prestada pelo escritório Lamachia Advogados, com todos Pareceres, Ofícios, Requerimentos, Notas, Pedidos, Notificações, Defesas e Consultas realizados durante o ano, em prol da categoria e dos associados. Foram somados um total de 23 pleitos atendidos pela consultoria.



O trabalho da Assessoria de Comunicação também foi mencionado, sendo contabilizadas todas as comunicações via boletim enviadas aos associados, coberturas externas realizadas, notícias clipadas e produzidas, bem como o acompanhamento e cobertura de diversas reuniões. Ao total, foram publicadas mais de 1,8 mil notícias, entre produzidas e clipadas e cerca de duas coberturas externas por mês.

Dentre as atividades de Assessoria de Comunicação implantadas foram destacadas ainda a publicação de uma revista em conjunto com as demais entidades (Cartório Gaúcho), o atendimento à imprensa para respostas quando necessário e quando solicitado, a diagramação, divulgação e publicidade da Cartilha de Regularização Fundiária, a nova identidade visual da entidade, também a campanha para novos associados. Atualmente o site do Colégio Registral do RS conta com 1.685.096 acessos, uma média de cerca de sete mil acessos diários.

O presidente da entidade relatou as diversas reuniões que foram realizadas, com órgãos como o Tribunal de Justiça do Estado do RS, Corregedoria-Geral da Justiça do RS e Governo do Estado, visando defender os interesses da classe. Essas reuniões abordaram temas como a Resolução nº 80/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Provimento nº 74/2018 do CNJ, dentre outros. Foram mais de 90 reuniões representando a classe extrajudicial.

As definições e participação do Colégio Registral na implementação da CRI-RS também foram abordadas pelo presidente. A CRI-RS, que iniciou as operações em 5 de novembro, já possui 149 cartórios integrados, e mais de quatro milhões de matrículas inscritas.



O presidente falou ainda dos eventos promovidos pela entidade em 2018, sendo eles: XII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, Caravana Registral – Edição Chuí e Caravana Registral – Edição Não-Me-Toque. Somados, os eventos contaram com a participação de cerca de 500 pessoas.

A criação das Comissões e assinaturas de Convênios também foram abordadas por Lamana Paiva na apresentação. Atualmente o Colégio conta com quatro Comissões ativas: Ações Sociais da Classe Notarial e Registral, Regramento de Uso da Casa do Registrador Gaúcho, Games e Algoritmo, e Atualização do Manual de Emolumentos.

O Planejamento Orçamentário foi o último tópico relatado, onde o trabalho de reversão da inadimplência, realizado pelo auxiliar administrativo da entidade, Lucas Costas, foi laureado pelos presentes. A entidade conseguiu quitar 97 títulos em 2018.

O gerenciamento financeiro da instituição, realizado pela secretária Aurora Ferreira, contando com a consultoria de Sabrina Regra, da E-Tab Tecnologia e Gestão, também foi exposto. A entidade obteve um crescimento de 10% na receita, em relação ao previsto no planejamento orçamentário, e redução de 4% nas despesas. Outro trabalho realizado pelos colaboradores na gestão financeira foi a identificação do investimento na CRI-RS para projeção de retorno.



Ao final, o presidente apresentou as metas para 2019 e abriu espaço para questionamentos dos associados presentes, sendo as contas aprovadas. A exposição da prestação de contas contou também com a presença do vice-presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco e dos colaboradores da entidade.

Clique aqui e confira a apresentação na íntegra.


Fonte: Assessoria de Imprensa