Colégio Registral do RS realiza reunião mensal de Diretoria e debate CRI-RS

  • Post author:
  • Post category:Notícias

Durante a tarde desta segunda-feira (08.10), o Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizou a reunião mensal de Diretoria com os membros da entidade e discutiu, entre outros temas, a questão da Central de Registro de Imóveis do RS (CRI-RS) e o Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Estado do RS (TJ/RS).

O encontro, que foi realizado na sede da entidade, em Porto Alegre, iniciou com a relatoria do vice-presidente do Colégio Registral do RS e presidente do Instituto de Registro Imobiliário (IRIRGS), Cláudio Nunes Grecco, sobre a CRI-RS. Grecco falou também sobre a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o TJ/RS e o Provimento nº 33/2018 da Corregedoria-Geral da Justiça do RS (CGJ-RS), que institui a CRI-RS.

Ainda foi discutido sobre o XIII Encontro Notarial e Registral do RS, que terá a coordenação do registrador Paulo Ricardo de Ávila e que aproveitou o momento para explanar sobre o local do próximo encontro e as possíveis datas, que ficaram previstas para 25, 26 e 27 de abril de 2019. Foi agendada também a participação da Presidência no encontro do Comitê Latino Americano, em Quito, Equador, nos dias 8 a 12 abril de 2019.

Em seguida, foram debatidas as datas das Assembleias Gerais do Colégio Registral do RS e do IRIRGS, marcadas para 27 de novembro de 2018, também o planejamento do Colégio Registral do RS para 2019, iniciando pelas datas das próximas Caravanas Registrais.

Em princípio ficaram marcadas para junho, no Alto Uruguai e Missões (local a definir), e nos dias 3 e 4 de outubro em Santa Cruz do Sul. O calendário de reuniões da Diretoria foi atualizado para o próximo ano, seguindo como datas, todas as segundas segundas-feiras de cada mês.

Após essas definições, a assessora da Presidência, Juliana Follmer Bortolin Lisboa, relatou sobre o projeto Medianeira Instrumental – 2ª edição da Arquidiocese de Santa Maria, que pede apoio do Colégio Registral do RS.



O presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, relatou sobre as ações da Diretoria, que incluem a entrega do Ofício Conjunto nº 06/2018, referente à solicitação ao presidente do TJ/RS sobre a CRI-RS, e do Ofício nº 19/2018, referente à expedição de Certidões para Lavratura da Escritura, além do envio de uma carta ao ministro José Antonio Dias Toffoli, desejando boas-vindas ao cargo.

O presidente também relatou sobre as reuniões que teve com o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Maranhão Busatto, sobre Usucapião Extrajudicial e cadastro multifinalitário, com o procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e a reunião na CGJ/RS sobre o Fundo Notarial e Registral (Funore).

Na ocasião, foram relatados também os comunicados em conjunto com o IRIRGS nº 03 e 04 de 2018, a entrega da notificação extrajudicial para a empresa Kennel Clube do RS sobre o uso indevido do nome “cartório”, e o ofício enviado pelo Fórum dos Presidentes sobre a Assistência Judiciária Gratuita (AJG), protocolado na CGJ-RS.

Participaram da reunião, o presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, o vice-presidente, Cláudio Nunes Grecco, o diretor de Informática e Ensino, Paulo Ricardo de Ávila, os assessores da Presidência, Juliana Follmer Bortolin Lisboa e Cassiano Teló de Lima, o representante do Conselho de Ética, Marco Antônio Uberti Gonçalves, a representante do Conselho Fiscal, Denize Alban Scheibler, contando também com a presença do secretário do IRIRGS, Erik Muller e o registrador de imóveis de Xangri-Lá, Fernando Pfeffer.




Fonte: Assessoria de Imprensa