Colégio Registral do RS realiza reunião mensal de Diretoria

  • Post author:
  • Post category:Notícias

Encontro debateu assuntos de interesse da classe

O Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizou, na segunda-feira (18.06), a reunião mensal de Diretoria com o objetivo de tratar dos assuntos de interesse da classe registral, bem como da entidade e seus associados.

Na abertura, o presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, solicitou um minuto de silêncio em razão dos falecimentos do registrador Oly Érico da Costa Fachin, da registradora e tabeliã de protestos Lenir Cavalar de Souza e do tabelião Carlos Luiz Poisl.

Em seguida, a 818 Consultoria demonstrou o funcionamento da ferramenta “Games e Algoritmo de Aprendizado: Uma Jornada do Conhecimento”, que tem por objetivo treinar e capacitar funcionários de serventias extrajudiciais por meio de um aplicativo de celular. A proposta foi apresentada pelo consultor Ricardo Sondermann e segue em análise pela Diretoria. Após a apresentação, a consultora Sabrina Regra, da empresa E-TAB, expôs o planejamento estratégico e orçamentário da instituição.

Na ocasião, foi abordada também, pelo diretor de Informática e Ensino do Colégio Registral do RS, Paulo Ricardo de Ávila, a “Meta 2”, intimação da Corregedoria-Geral da Justiça do RS (CGJ-RS) que solicita manifestação acerca da segurança tecnológica adotada pelos cartórios do Estado. A Meta 2 está inscrita no Processo SEI 8.2018.0010/002048-3 da CGJ-RS e tem por objetivo “implantar ciclo de correições ordinárias anuais em todos os serviços extrajudiciais do Estado e do Distrito Federal atentando para a segurança tecnológica e predial”. Ávila também relatou sobre o andamento do XII Encontro Notarial e Registral do RS e a apresentação do novo layout do site do Colégio Registral do RS.

O vice-presidente da entidade, Cláudio Nunes Grecco, informou sobre o andamento da Central de Registro de Imóveis do RS (CRI-RS) e o Encontro Regional do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). Já o presidente Lamana Paiva falou sobre o andamento da Cartilha de Regularização Fundiária, que está em fase de edição e que deverá ser publicada em breve pelo Colégio Registral do RS.

Também foram mencionadas a Caravana Registral (que deverá ocorrer em setembro, em Não-Me-Toque), a análise do contrato da empresa Extrajud, o estudo sobre a gratuidade da AJG e o parecer referente ao apoio pretendido pela Academia Rio-Grandense de Letras. Além destes temas, foram tratados outros assuntos de interesse da entidade, como o Ofício Circular nº 50/2018, que versa sobre a contagem dos prazos para a realização dos atos Notariais e Registrais, e o Ofício nº 0400373, da Corregedoria-Geral da Justiça do RS, que discorre sobre a resolução de conflitos.

Na oportunidade, ficou definido que a próxima reunião de Diretoria será realizada em Bento Gonçalves, no dia 6 de julho, às 9h, pouco antes do XII Encontro Notarial e Registral do RS.

Participaram da reunião desta segunda-feira, o presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, o vice-presidente Cláudio Nunes Grecco, o tesoureiro Edison Ferreira Espindola, o diretor de Informática e Ensino Paulo Ricardo de Ávila, os assessores da Presidência Everton José Helfer de Borba, Juliana Follmer Bortolin Lisboa e Manoel Valente Figueiredo Neto, o representante do Conselho de Ética, Edison Renato Kirsten, o suplente do Conselho de Ética, Luiz Juarez Nogueira de Azevedo, e a suplente do Conselho Fiscal, Denize Alban Scheibler.


Fonte: Assessoria de Imprensa