O IRIRGS

O Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), fundado em 24 de novembro de 2017, é uma associação civil de direito privado que tem por objetivo congregar e representar os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado, além de administrar a Central dos Registradores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS).

Para a cerimônia de criação do IRIRGS, a  Comissão da CRI-RS (formada até então por membros do Colégio Registral do Rio Grande do Sul) convidou todos os registradores imobiliários que contribuíram espontaneamente para a criação da Central, por meio de investimento na plataforma virtual. Na oportunidade, 30 profissionais compareceram na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre, para assinar a ata de criação do instituto e tornarem-se sócios-fundadores.

A criação do IRIRGS se fez necessária após a publicação da Lei nº 13.465, de 11 de julho de 2017, que instituiu o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI), operado nacionalmente pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR). O ONR estipulou, por meio de seu estatuto, que existisse uma uma entidade ou associação classista específica de Registro de Imóveis para administrar a CRI-RS, o que ainda não existia no Estado.

A sede do IRIRGS está localizada na Rua Coronel Genuíno, nº 421, 3º andar, sala 302, bairro Centro Histórico, Porto Alegre/RS – CEP 90010-350.

Fechar Menu