Clipping – Portogente – Como planejar a compra do imóvel dos sonhos

A aquisição de um imóvel é uma das conquistas mais importantes e caras que uma pessoa pode alcançar na vida. Portanto, para que a transação seja bem sucedida, é preciso ter um bom planejamento e bastante disciplina.

Além de considerar os compromissos e as metas financeiras, também é necessário criar estratégias inteligentes para que a compra do apartamento dos sonhos não cause problemas futuros.

6 dicas importantes para planejar a compra do seu imóvel

Embora não haja regras, há hábitos e atitudes que podem ser adotados para que esse sonho seja realizado com tranquilidade. Veja algumas dicas, abaixo.

Comece a poupar

É fundamental conhecer os seus hábitos financeiros antes de começar a visitar casas e apartamentos. Se você pretende assumir um financiamento longo, mas nunca conseguiu guardar dinheiro, é o momento de repensar seu orçamento doméstico.

Corte todos os gastos possíveis e comece a poupar, pois, se não é possível economizar hoje, dificilmente conseguirá fazer isso sem aderir a novas práticas e colocar a sua vida financeira em ordem.

Pense em suas necessidades atuais e futuras

Se você já tem uma boa administração dos seus rendimentos e possui uma reserva para emergências, talvez seja a hora de realizar o sonho da casa própria. Porém, é importante manter os pés no chão.

Portanto, faça uma avaliação das suas necessidades atuais e leve em consideração os planos para o futuro.

Planeje e organize seu orçamento

Reconhecer a importância do planejamento financeiro é essencial. Por isso, faça uma boa avaliação dos gastos familiares, da rentabilidade dos seus investimentos, da sua reserva financeira e das suas expectativas profissionais.

Vale ressaltar que as carreiras nem sempre seguem um caminho constante de crescimento. Imprevistos podem ocorrer e é essencial que você tenha uma reserva para evitar possíveis dificuldades quando for quitar as parcelas do seu financiamento.

Pesquise

Achar um imóvel é uma missão que requer muita persistência e organização. Não se dê por satisfeito somente com as opções que o corretor oferece, ou até mesmo com o que encontrou na internet.

O ideal é visitar a região e observar a infraestrutura do bairro. Se possível, vá aos endereços em horários diferentes do dia para conhecer a rotina do local. No entanto, encontrar um imóvel perfeito que atenda absolutamente todas as suas necessidades, exigências e caiba no seu orçamento é quase impossível.

Tendo isso em mente, esteja disposto a abrir mão de alguns atributos e filtre suas prioridades.

Tenha olhos de investidor

Quando está à procura da casa ou apartamento dos sonhos, é muito fácil se deixar levar por aquele imóvel que parece ser tudo o que você sempre desejou. No entanto, é muito importante analisar com cautela e com o olhar de um investidor.

Uma casa ou apartamento podem parecer perfeitos até você descobrir, por exemplo, que ele precisará de um reparo estrutural, ou que a região está se desvalorizando por algum motivo.

Dessa forma, busque informações além da internet. Pesquise o histórico de preço por metro quadrado e a infraestrutura do local — proximidade de restaurantes, supermercados, farmácias, condução, etc.

Ademais, procure saber também sobre o índice de criminalidade na região, a data em que o empreendimento foi construído, entre outros aspectos.

Há vários sites que oferecem informações sobre o mercado imobiliário e podem te ajudar a conhecer o histórico de valorização dos imóveis onde você pretende morar, bem como a média de preços.

Tome conhecimento dessas informações e reúna dados pertinentes não somente para decidir qual imóvel comprar, mas também para o momento de negociar a compra dele.

Não receie em tirar todas as dúvidas

Não estar muito confiante é a primeira regra para colher informações. Então não tenha medo de admitir que você não sabe tudo. Evite negociações em ambientes formais ou de trabalho, pois as pessoas tendem a ser mais cautelosas ao compartilhar informações.

Em algumas situações, pode ser melhor pedir ao vendedor para encontrá-lo no restaurante mais próximo para um café. Normalmente, nessas condições, as conversas tendem a fluir com mais facilidade.

Fonte: Portogente

Deixe um comentário