Clipping – Jornal do Comércio – Empréstimos às famílias crescem 4,5% em agosto, puxado por imóveis

Os bancos emprestaram 4,5% a mais para as famílias em agosto, com relação a julho, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Banco Central. O crescimento foi puxado pelos financiamentos imobiliários, que aumentaram 11% no período. Com a taxa básica de juros (Selic) no menor patamar da história, a 2% ao ano, o apetite por empréstimos para aquisição da casa própria aumentou.
As empresas, no entanto, tiveram redução de 1,7% nos empréstimos no mês. Com a desaceleração financiamentos pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), as concessões na rúbrica Outros, que engloba a linha de crédito na tabela divulgada pelo BC, caiu 8,1% em agosto. Em julho, a rubrica tinha apresentado alta de 397,4% e, segundo o BC, o Pronampe respondeu pela maior parte desse aumento. Assim, as concessões totais de crédito somaram R$ 343 bilhões em agosto, alta de 1,9% em relação ao mês anterior.
A variação foi registrada na série com ajuste sazonal, que retira peculiaridades do período, como número de dias úteis a mais ou a menos, para facilitar a comparação. Agosto que teve dois dias úteis a menos que julho, por exemplo. No acumulado do ano, em relação ao mesmo período de 2019, as concessões cresceram 5,6%, com alta de 14,2% para empresas e queda de 1,6% para as famílias.
O estoque de crédito alcançou R$3,7 trilhões em agosto, aumento de 1,9% no mês. Em doze meses, o crescimento da carteira total foi de 12,1%. A taxa média de juros das operações contratadas em agosto foi de 18,7% ao ano.

 

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe um comentário