Clipping – Incra/RS – Rio Grande do Sul tem novos valores de referência para imóveis rurais

 

Os 50 anos de experiência do Incra percorrendo o Rio Grande do Sul, avaliando e fiscalizando imóveis rurais resultam em mais uma contribuição para o estado: uma nova Planilha de Preços Referenciais (PPR) de terras.

O documento, que já está disponível para acesso público, é uma atualização do Relatório de Análise de Mercados de Terras (RAMT), elaborado por técnicos do Incra/RS, cuja primeira edição foi divulgada em dezembro de 2017.

Em relação ao relatório anterior, o RAMT 2020 agregou mais um Mercado Regional de Terras (MRT) aos 10 já definidos. A novidade é o MRT Central, abrangendo 53 municípios, com polo em Santa Cruz do Sul. Para cada MRT, as terras são classificadas em diferentes tipologias de uso, em níveis categóricos que incluem o uso predominante do solo, o sistema produtivo adotado e/ou as condições endafoclimáticas e a localização.

O agrônomo Sandro Müller, que integra a equipe do Incra/RS responsável pela atualização, conta que foram realizadas 25 semanas de trabalho de campo, entre setembro e dezembro do ano passado, visitando 120 municípios. Foram “1502 elementos coletados, entre negócios realizados, ofertas e opiniões, a partir de 329 informantes consultados”, destaca.

Entre os apontamentos que podem ser feitos pelos dados do relatório, as áreas de valor mais elevado no Estado seguem sendo as de cultivo de soja, com destaque para o MRT Planalto – que engloba 180 municípios na região Norte do Estado.

A finalidade principal do RAMT e da PPR é balizar a obtenção de imóveis rurais para o Programa Nacional de Reforma Agrária, mas o estudo pode auxiliar como parâmetro para outras instituições e atividades. No ano passado, durante a 42ª Expointer, a edição anterior do RAMT/RS foi apresentada durante reunião do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura do Rio Grande do Sul – isso, porque os municípios têm interesse em buscar Valores da Terra Nua (VTN) de referência, para fins de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

Fonte: Incra/RS

 

Deixe um comentário