Clipping – Jornal Panorama – Erros frequentemente cometidos por quem vai alugar um imóvel em Porto Alegre

Alugar um imóvel é um processo que sempre envolve uma série de condições e especificidades que precisam ser consideradas para que a experiência seja vantajosa e proveitosa. As motivações são diversas, mas a precaução deve ser sempre a mesma. Muito cuidado e paciência na hora de fechar uma negociação com o intuito de garantir a segurança e a tranquilidade de ambos os lados. Você deve prezar pela informação de qualidade principalmente aquelas referentes ao contrato de aluguel do imóvel, que muitas pessoas costumam negligenciar impactando de forma significativa a experiência. Confira a seguir as principais questões referentes às falhas cometidas pelos inquilinos na hora de alugar casa em Porto Alegre ou apartamento.

Contrato de aluguel

Nunca deixe de ler com calma o contrato de aluguel, pois ele é o instrumento garantidor dos direitos e deveres de ambas as partes. As informações devem ser descritas de forma explícita, clara, objetiva evitando possíveis desentendimentos e erros futuros de interpretação que acarretem a cobrança judicial das partes. Você deve estar atento a questões como: quais as taxas inclusas no contrato, qual o período de locação, valores e encargos do aluguel, quais as responsáveis financeiras do locatário, quem deve pagar as tarifas de água, luz e lixo, se os impostos como IPTU constam da parcela da locação ou são pagos separadamente, o valor do aluguel e das taxas de condomínio, dentre outras. Importante atentar para esses detalhes para que as discordâncias e divergências sejam reclamadas no momento da negociação, evitando que os envolvidos imputem um ao outro posteriormente.

Visitas e regras do prédio

Um dos erros mais comuns e arriscados refere-se a alugar um imóvel sem visitá-lo antes. Importante verificar as condições do imóvel, se as características conferem com as especificidades presentes no contrato, se ele adequa ao seu gosto e as sua necessidades, se possui problemas estruturais relacionados a pintura, paredes, infiltrações, piso solto, falhas elétricas, se precisa de algum reparo ou reforma mais significativa. Todas as imperfeições observadas devem ser levantadas e protocoladas e constarem no laudo técnico de vistoria. Para quem tem um apartamento para alugar em Porto Alegre, isso é mais uma garantia para que o locatário não lhe impute danos posteriores alheios com falsas alegações que não as tinha observado na vistoria. Além disso, vale ficar atento às regras de funcionamento do condomínio presentes no regimento interno, pois o descumprimento destas também incorre em advertências verbais e cobrança de multas.

Multas e penalidades

Àqueles que descumprirem algumas das cláusulas do contrato devem incidir multas e demais penalidades, na maioria das vezes, com valores altos e consequências financeiras desagradáveis. Fique atento a esses valores como caso da necessidade da rescisão contratual antes do prazo de fechamento do contrato, no caso de atrasar os pagamentos, na incidência de algum dano ao avaria à estrutura do apartamento, ou mesmo na no surgimento de algum problema futuro no apartamento que você não tenha se atentado antes da locação. É sua obrigação estar ciente dessas questões para que não ser surpreendido com gastos extras no seu orçamento.

Desconsiderar o bairro

Se você está de mudança para uma nova cidade e não conhece bem a região, muito cuidado na hora de escolher a locação. A localização é algo essencial para a moradia numa outra cidade e não caia nas dicas erradas de quem você não conhece. Esteja sempre atento às ofertas fora do padrão e evite áreas muito afastadas da região central. Pesquise a região antes, veja se enquadra no seu perfil e aos seus critérios, dê uma volta no bairro, converse com alguns moradores, pesquise em grupos e fóruns da internet, veja a quantidade e a oferta de imóveis disponíveis nesse espaço, levante as facilidades comercias e as vantagens de mobilidade presentes, veja a distância dos locais que você mais frequentará como trabalho e opções de lazer que mais utiliza como shoppings e parques, por exemplo. Lembre-se que apesar das condições de pagamento, a região precisa atender ao seu bem estar e segurança trazendo conforto e comodidade para o seu dia a dia. Antes pagar um pouco mais caro no aluguel mas estar mais próximo do trabalho, por exemplo.

Finalidade do imóvel

A finalidade do imóvel (residencial ou comercial) é algo que você precisa respeitar, pois do contrário, pode ser penalizado por descumprimento de cláusula contratual. As imobiliárias em Porto Alegre e os locatários, na assinatura dos contratos, não devem negligenciar essas questões, pois há distinções claras entre as modalidades de locações, os prazos, valores bem como as possibilidades de utilização da propriedade. Um imóvel não pode ser utilizado por um meio diferente daquele que foi alugado correndo risco do locatário ter de pagar indenização pelas regras violadas. A consideração das regras dispostas no contrato são de suma importância para a garantia dos direitos e são condições básicas para manter a boa relação das partes.

Quer ficar bem informado e tirar mais dúvidas sobre locação imobiliária? Então siga as nossas redes sociais e acompanhe nossas publicações.

Deixe um comentário