Clipping – Portogente – As principais vantagens de comprar um imóvel na planta

O primeiro passo para sair do aluguel é começar a pesquisar quais imóveis cabem no seu bolso. Resolvida a questão financeira, basta encontrar a casa dos seus sonhos.

No entanto, existe um importante fator a ser solucionado: o que seria melhor para você? Uma casa, um apartamento ou um imóvel na planta? Novo ou usado? Tudo isso precisa ser considerado para garantir a escolha certa, evitando arrependimentos.

Se você está pensando comprar um imóvel na planta, seja uma casa ou um apartamento, veja quais são as principais vantagens desta escolha.

Preço atraente

O preço dos imóveis na planta costuma ser inferior em comparação àqueles que já estão prontos. Os custos envolvidos são menores, o que chama a atenção de quem tem um orçamento mais apertado ou deseja economizar.

Imóvel novo

Uma casa ou um apartamento na planta funciona de forma semelhante a um carro 0 km. Trata-se de algo novo e que nunca teve outro dono, assim, são menos riscos de encontrar instalações com problemas, a necessidade de reformas é praticamente nula, as instalações são recentes e você não precisa se preocupar com adaptações.

Entrada parcelada

Quando você adquire um imóvel já finalizado, é necessário pagar a entrada à vista. Então, precisa ter esse dinheiro em mãos. No caso das casas e dos apartamentos na planta, a entrada paga no ato da compra corresponde em média a 30% do total. Ou seja, esse valor é dividido pelo tempo que o imóvel levará para ser construído.

Personalização

As construtoras não oferecem apenas uma única opção. Então, você pode personalizar seu imóvel e comprar a casa do jeito que sempre imaginou. Além da posição das paredes, existem casos em que o comprador escolhe até os materiais de acabamento do imóvel.

Facilidade com a documentação

Como a casa ou o apartamento nunca teve outro dono, existe mais facilidade na hora de ir atrás da documentação. O processo se torna mais prático e rápido, o que é atraente para muitos compradores.

Além disso, não existem dívidas deixadas por um antigo proprietário. Assim, você sabe exatamente o que irá assumir no momento em que estiver com as chaves na mão.

Valorização

Escolher um bairro que tem potencial de crescimento e investir em um imóvel na planta é garantia de valorização. Claro que a compra de uma casa ou um apartamento é pensada a longo prazo, então, dificilmente você cogitará se mudar tão cedo, mas, optando pelas versões na planta, se um dia for vender, terá um bom retorno.

Além disso, uma casa ou um apartamento na planta vale, em média, 50% a mais que um imóvel usado, segundo dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Para quem está comprando com o intuito de investir — e obter ganhos por meio do aluguel — esta pode ser uma ótima alternativa.

Período maior até a mudança

Quem não tem pressa de se mudar e quer empacotar ou mobiliar a casa com calma tem esta vantagem quando investe em imóveis na planta. A dica é ótima para noivos que pretendem morar junto apenas depois do casamento e, antes da data, continuam vivendo na casa dos pais.

Tempo para se planejar

Como o imóvel ainda será construído, o comprador tem mais tempo para se planejar e decidir o momento ideal para se mudar. Além disso, pode ir se organizando financeiramente para a compra dos móveis e dos eletrodomésticos da casa nova.

Segundo o Índice Nacional de Construção Civil, quem compra um imóvel na planta já quitou cerca de 30% de seu valor durante a fase de construção. O restante pode ser parcelado. Assim, há tempo para fazer um bom planejamento em relação a esta dívida.

Fonte: Portogente

Deixe um comentário