IRIB – Sistemas Registrais e a sua Diversidade é tema de palestra online

IRIB convida a todos a acompanharem a palestra “Diálogos sobre o Desenvolvimento, Empresa e Sociedade DDES”, com a professora-doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Mónica Jardim

Direito da Universidade de Coimbra, Mónica Jardim

Abrir o horizonte dos estudos é uma forma efetiva para expandirmos, também, as fronteiras do conhecimento. Assim, a Universidade de Marília (Unimar), em uma parceria com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), a Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ESA), o Laboratório do Núcleo de Estudos Avançados do SREI (NEAR-lab) e o Instituto Internacional de Direito (IID), convida a professora-doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Mónica Jardim a aprofundar o tema de “Sistemas Registrais e a sua Diversidade” por meio de uma palestra on-line que acontecerá nesta quarta-feira, 20 de maio, às 14 horas.

Com intermédio  da professora-doutora, Mariana Ribeiro Santiago, do professor-doutor Elias Marques de Medeiros Neto e do professor-doutor Ivan Jacopetti do Lago, a palestra on-line “Diálogos sobre o Desenvolvimento, Empresa e Sociedade DDES” será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube do PPGD Unimar. (https://www.youtube.com/channel/UCx_7hWtMvOXzjChkWOnolRw).

Coordenador do curso de mestrado e doutorado em direito da Unimar e editor da Revista Argumentum, o professor-doutor Jonathan Barros Vita organiza o evento e vê as pontes entre diferentes instituições como fator de fortalecimento da formação de profissionais da área. “A abertura da universidade para a sociedade e a internacionalização têm sido potencializadas, além de permitir uma nova dinâmica de aprendizado, trazendo a vanguarda no ensino da pós-graduação nesses tempos tão difíceis. E temos feito um programa de virtualização do PPGD da UNIMAR de forma criativa, agregando grandes nomes como o da professora Mónica Jardim em uma integração com as nossas disciplinas e demonstrando a importância e acoplamento do tema da diversidade dos sistemas registrais com o nosso PPGD”.

Mariana Ribeiro Santiago também é editora da Revista Argumentum e vê uma crescente demanda do Programa da Unimar por internacionalização. “O evento que estamos organizando, juntamente com outros eventos da Casa, é direcionado à internacionalização porque este tema está vinculado à minha disciplina e à demanda dos alunos. Na UNIMAR há muitos alunos da área, alunos muito bons e com os quais a gente gosta de trabalhar. E, atendendo a diferentes interesses, quisemos que essa palestra fosse um presente para estes alunos.”

Ivan Jacopetti do Lago, que estará presente da mesa de debatedores, comenta as “inúmeras vezes” que Mónica Jardim abrilhantou, com sua participação, congressos e seminários realizados no Brasil, resultado de quase quinze anos de cooperação profícua entre o IRIB e o CeNoR, Centro de Estudos Notariais e Registais da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que preside.  “A autora apresenta ao público maneiras de se classificar os vários sistemas de registro existentes na atualidade sob a perspectiva jurídica, e segundo critérios mais adequados à sua efetiva compreensão. Pode-se mesmo dizer, sem qualquer exagero, que a autora é contemporaneamente a maior referência acadêmica em matéria registral imobiliária em todo o mundo lusófono.”

O terceiro debatedor, Elias Marques de Medeiros Neto, convida a todos a acompanharem a palestra, reforçando que “o evento é uma oportunidade ímpar de se ouvir uma renomada professora, de uma das mais tradicionais faculdades do mundo, sobre tema de grande atualidade para o universo jurídico brasileiro”.

Por fim, o presidente do IRIB, Sérgio Jacomino, ressalta seu apoio a toda iniciativa de caráter acadêmico no âmbito do direito civil e do registral imobiliário no particular. “Essa tem sido a missão do Instituto ao longo de seus 46 anos de idade. A Profa. Dra. Mónica Jardim é uma figura expoente nessa área, seus livros têm gerado ideias que germinaram em várias partes do mundo lusófono e inspirado reformas legais. Esta é uma rara oportunidade de interagir com a professora portuguesa em ambiente em que todos os interessados podem ter acesso”.

Serviços:

Palestra: “Diálogos sobre o Desenvolvimento, Empresa e Sociedade DDES” – Sistemas Registrais e a sua Diversidade

Com Mónica Jardim, professora-doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, como palestrante.

Quarta-feira, 20 de maio

A partir das 14 horas

Canal no YouTube do PPGD Unimar. (https://www.youtube.com/channel/UCx_7hWtMvOXzjChkWOnolRw)

Com Mariana Ribeiro Santiago, professora-doutora em direito e editora da Revista Argumentum, Ivan Jacopetti do Lago, professor-doutor em direito e Elias Marques de Medeiros Neto, professor-doutor em direito, como debatedores.

Fonte: IRIB

Deixe um comentário