Cori-BR lança ferramenta de plantão eletrônico para usuários contatarem Registros de Imóveis do País

O Colégio de Registro de Imóveis do Brasil (Cori-BR), entidade que congrega os Registradores de Imóveis do Brasil, criou uma nova ferramenta de plantão eletrônico para usuários dos serviços registrais contatarem os Registros de Imóveis do País de forma on-line. Trata-se de um serviço disponibilizado no site da instituição, que conta, inclusive, com agendamento de data e horário para atendimentos presenciais nos RIs de todo o Brasil.

Desenvolvido pelo Cori-BR, o site com todos os serviços pode ser acessado pelo endereço  www.registrodeimoveis.org.br. O objetivo da plataforma é facilitar a comunicação entre os usuários e os cartórios de Registro de Imóveis, além de evitar aglomerações nas serventias, especialmente durante o período da pandemia do Coronavírus.

Segundo o diretor de Comunicação do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Fernando Pfeffer, o agendamento para os atendimentos presenciais nos Registros de Imóveis do País, sob a forma de plantão, pode ser usado por qualquer pessoa. Ainda de acordo com o diretor, também é possível encaminhar documentos para os cartórios, preenchendo o formulário disponível no endereço eletrônico www.registrodeimoveis.org.br/plantao-eletronico.

Por meio do formulário é que o usuário realizada o agendamento, informando seus dados, selecionando o tipo de atendimento, o cartório em que deseja ser atendido, bem como a data e o horário de sua preferência. Após o preenchimento e envio das informações, o cartório selecionado recebe um e-mail com os dados do solicitante. É possível também acessar a sala de atendimento virtual do cartório, desde que esse serviço tenha sido habilitado pelo registrador de imóveis.

Conforme Pfeffer, todos registradores de imóveis podem configurar as datas e os horários de atendimento de sua serventia, de acordo as peculiaridades do plantão, mediante acesso ao sistema de intranet do site.

“Existem serviços que, embora sejam prestados pelas Centrais de cada estado, são intermediados pelo Cori-BR, tais como: pedidos de certidões imobiliárias e de matrículas on-line, protocolos eletrônicos de títulos, pesquisa de bens e acompanhamento registral. Além disso, no site do Cori-BR podem ser obtidas informações relativas aos indicadores do mercado imobiliário, além de um portal de assinaturas e digitalização de documentos eletrônicos”, disse o diretor.

Para saber mais sobre a ferramenta, confira o vídeo:

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

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