Diretoria do IRIRGS reúne-se em Porto Alegre

A Diretoria do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS) realizou, durante a manhã desta segunda-feira (9), a segunda reunião de Diretoria do ano de 2020. O encontro aconteceu na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre.

Antes do início da reunião, a presidente do IRIRGS, Denize Alban Scheibler, sugeriu a realização de um minuto de silêncio, em respeito ao tabelião e registrador de Nova Prata, Edison Carlos Ferreira, falecido no domingo (1).

Após a homenagem e a aprovação da ata da última reunião, a pauta seguiu para as tratativas nacionais referentes à criação do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR). A presidente passou um panorama da reunião entre o Colégio do Registro de Imóveis do Brasil (CORI/BR), o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e o Conselho Nacional de Justiça a respeito do tema.

Scheibler solicitou ao vice, João Pedro Lamana Paiva, que a represente na Assembleia Nacional de Criação da ONR, no dia 16 de abril, em Brasília/DF. A presidente destacou a importância das tratativas, “o Registro de Imóveis está dependendo da criação da ONR”.

Conforme decidido, o Colégio Registral do RS e IRIRGS se tornarão autoridades certificadoras de atributos. Na prática, a diferença é que, a partir disso, quando um associado às entidades fizer a assinatura de um documento com certificado digital, constará também a informação do cargo do titular. O serviço deve ser disponibilizado nos próximos meses.

Também foram discutidos o desenvolvimento de novas ferramentas para a Central de Registro de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI/RS); a Central Nacional de Gravames; o XLVII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, que acontece em Porto Alegre, entre os dias 22 e 24 de junho; mensalidade paga à Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS); e os cursos de mediação e conciliação.

Participaram da reunião o secretário, Erik Esswein Müller; o 1º tesoureiro, Paulo Ricardo de Ávila; o conselheiro deliberativo, Claudio Nunes Grecco; o coordenador de comunicação, Fernando Pfeffer; e o assessor administrativo financeiro, Lucas Costa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário