Clipping – Gaúcha ZH – Voltaire de Lima Moraes é eleito presidente do TJRS

Desembargador natural de Cachoeira do Sul comandará o poder Judiciário entre 2020 e 2021

O desembargador Voltaire de Lima Moraes foi eleito, nesta segunda-feira (2), presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para o biênio 2020/2021. Natural de Cachoeira do Sul, Voltaire formou-se em Direito pela UFRGS em 1977 e, na PUCRS, concluiu mestrado e doutorado na área.  Ingressou no Ministério Público em 1980, tendo atuado como promotor de justiça nas comarcas de Ibirubá, Cerro Largo, Espumoso, Uruguaiana, Esteio e Porto Alegre.

Promovido a procurador de justiça, foi procurador-geral de justiça por duas gestões. Foi, também, presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça e da Confederação Nacional do Ministério Público. Chegou ao posto de desembargador do Tribunal de Justiça em 1998. Integrou a 11ª Câmara Cível do TJRS, a qual presidiu. Presidiu, também, o Conselho de Relações Institucionais e Comunicação Social do TJRS entre 2008 e 2010.

A chapa eleita tem, ainda, a desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro como 1ª vice-presidente, o desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório como 2º vice-presidente, o desembargador Ney Wiedemann Neto como 3º vice-presidente, e a desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak como Corregedora-Geral da Justiça.

Voltaire substituirá o atual presidente, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, cujo mandato vai até o início de fevereiro de 2020.

Fonte: Gaúcha ZH

Deixe um comentário